A magnífica Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí

A Pedra do Castelo é um dos pontos turísticos mais relevantes do Piauí, é passagem obrigatória de turistas que vem apreciar as belezas naturais do nosso Estado, fica na cidade de Castelo do Piauí.

A cidade de Castelo do Piauí fica no centro norte piauiense, a cerca de 190 km da capital, Teresina. Foto: Helder Fontenele.
A Pedra do Castelo fica a cerca de 21 km do núcleo urbano da cidade de Castelo do Piauí. Foto: F Gerson Meneses.
O monumento natural que lembra um castelo medieval, tem 13 salões e paredões com cerca de 18 metros de altura. Foto: F Gerson Meneses.

Dada à importância do monumento para o município de Castelo do Piauí, foi criado o Parque Municipal Pedra do Castelo, para dar uma certa proteção à pedra. O local é dotado de uma estrutura mínima, com estacionamento, lanchonete e guias que levam ao castelo de pedra e para as demais trilhas existentes na área.

Visitei o castelo no mês de junho de 2025, fui acompanhado pelo experiente guia Augusto Vasconcelos. Segundo ele:

A característica mais marcante do castelo é sem dúvida a sua formação geológica única. Um enorme bloco rochoso de arenito, com formato que lembra as muralhas e torres de um castelo medieval — daí o nome. Essa aparência imponente faz dela um símbolo natural e cultural do município.

Vista externa do castelo. Foto: Helder Fontenele. Foto: Helder Fontenele.

O monumento é cercado de lendas, mistérios, ancestralidade, cultura, belezas cênicas e muita história. Tanto que dá nome à própria cidade de Castelo do Piauí.

Em tempo: o castelo de pedra sempre teve uma relação direta com o nome da cidade. Pela sua semelhança com um castelo medieval, os primeiros colonizadores ao chegarem na região, nomeara-a de vila de Marvão, uma alusão aos castelos de Marvão em Portugal e permaneceu com essa denominação até 1948. A partir de então, o município passou a se chamar Castelo do Piauí.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi lado místico do lugar. É comum vermos nos salões internos, objetos místicos, ex-votos, terços, oferendas e até túmulos. Conforme imagens a seguir:

Alguns antigos cruzeiros estão espalhados pelos salões de pedra. Foto: F Gerson Meneses.
Ex-votos e oferendas. Foto: F Gerson Meneses.
Túmulos. Foto: F Gerson Meneses.
Túmulos. Foto: F Gerson Meneses.
Terços. Foto: F Gerson Meneses.
Passagens entre os salões. Foto: F Gerson Meneses.

Sobre a importância histórica da Pedra do Castelo, Augusto Vasconcelos diz:

Historicamente, a Pedra do Castelo é considerada um marco na identidade local. A história da cidade está intimamente ligada a ela. Os muitos registros arqueológicos na área mostram a presença de pinturas rupestres, indicando que diversos povos habitaram a região há milhares de anos. Além disso, ela sempre funcionou como referência geográfica e ponto de encontro para comunidades.

De fato, pude constatar registros rupestres nos paredões do castelo, estão distribuídos tanto na parte externa, como na parte interna. São pinturas e gravuras rupestres.

Pinturas rupestres na parte externa do castelo. Foto: Augusto Vasconcelos.

Muitos outros desenhos rupestres podem ser avistados nos paredões internos do castelo.

Logo abaixo deste texto tem o link para a base do Projeto Arte do Bitorocaia, onde você poderá ver alguns dos registros rupestres da Pedra do Castelo.

Ainda sobre as pinturas rupestres, a impressão que temos é que existiam bem mais registros, foram se apagando ao longo do tempo, devido ao desgaste natural da superfície do arenito e principalmente às ações antrópicas.

Um recorte de um dos paredões internos, que mostra um painel com pinturas rupestres já praticamente apagado. Logo na parte de baixo da figura, os traços rupestres são evidenciados a partir do realce digital da imagem (Ferramenta DsTrech). Foto: F Gerson Meneses.

Augusto Vasconcelos completa:

Um dos fenômenos mais interessantes do castelo é a combinação entre geologia e arqueologia: além da formação rochosa impressionante, há inscrições rupestres que revelam a presença humana antiga e sua relação com o meio ambiente. Outro ponto curioso é a própria erosão natural que moldou a pedra, criando formas que lembram construções feitas pelo homem. Além do misticismo, lendas e mistérios que cercam esta suntuosa formação rochosa.

Uma das várias entradas do castelo. Foto: F Gerson Meneses.
Turista faz pose para a fotografia. Foto: Augusto Vasconcelos.
Visão lateral de uma das entradas do castelo. Foto: Helder Fontenele.

Finalmente, Augusto Vasconcelos fala da importância econômica do monumento para a região de Castelo do Piauí:

A Pedra do Castelo é o principal atrativo turístico do município, recebendo visitantes interessados em história, natureza, arqueologia e turismo de aventura. Ela fortalece a economia local por meio da visitação, gera oportunidades de negócios e contribui para a preservação da memória histórica da região. Além disso, é palco de eventos culturais e acadêmicos, ajudando a projetar Castelo do Piauí no cenário estadual e nacional.

Hora de se despedir do magnífico Castelo do Piauí. Foto: Augusto Vasconcelos.

Informações e guias:
Augusto Júnior Vasconcelos: (86) 99842-0052

Arte rupestre da Pedra do Castelo:

Castelo do Piauí – PI – Pedra do Castelo