Participei na manhã de hoje (26/01/2023) no sítio arqueológico do rio Pirangi, da gravação do documentário “Piauí: a América antiga”. O documentário que está sendo produzido pela Guabes Produções, de Teresina, será composto por 5 episódios e a previsão é que faça a sua estreia no mês de abril desse ano de 2023, será disponibilizado pelas plataformas virtuais através da internet.
Minha participação girou em torno das minhas produções há mais de 20 anos através do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e mais recentemente através do Canal Check-in Aventura (www.checkinaventura.com), com enfoque especial ao Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com /artes-do-bitorocaia/), que visa o mapeamento dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na bacia do rio Piracuruca e região (links logo abaixo).
De acordo com o diretor Frederico Almeida: “o documentário visa abordar as riquezas arqueológicas do Piauí nos aspectos científicos, turísticos, da relação dos registros arqueológicos com as comunidades e das pessoas que de alguma forma interagem com esses sítios arqueológicos”.
Além da direção de Frederico Almeida, a equipe conta com a produção de Sane Araújo, produção executiva de Denise Martins, roteiro e codireção de Manoel Ciríaco. O documentário é fomentado pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Turismo.
Alguns dos registros rupestres do Rio Pirangi cadastrados na plataforma do Projeto Artes do Bitorocaia:
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutor em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre, incluindo a fotogrametria. Ganhador do Prêmio Luiz de Castro Farias (versão 2024), promovido pelo IPHAN, como melhor
Artigo Científico sobre a Preservação do Patrimônio Arqueológico brasileiro. Escritor, poeta, fotógrafo da natureza, colaborador do impresso "Piauí Poético" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes no Piauí.