O professor e escritor F Gerson Meneses lançou no dia 01 de julho de 2022 um livro denominado “Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca” o livro aborda a chegada dos Meneses à região de Piracuruca, ainda no século XVIII.
O livro é ilustrado com infográficos e muitas fotografias.
São pontuados na obra: os Teles de Meneses, os Sá Meneses e principalmente os Escórcio de Meneses, com destaque, para o cidadão José Escórcio de Meneses (N. 17/11/1849 – F. 11/05/1920) e a sua descendência até o terceiro grau, a partir do seu casamento com Joana de Morais Melo “Meneses” (N. 23/07/1862 – F. 29/02/1932). José e Joana eram moradores da localidade Lontras, zona rural de Piracuruca-PI.
O livro também aborda o histórico do surgimento das famílias Meneses e Escórcio que vieram respectivamente da Espanha e da Escócia, traçando uma linha do tempo com alguns dos principais acontecimentos e personagens dessas duas famílias.
A parte genealógica conta com uma listagem de 226 nomes, todos filhos, netos e bisnetos de José e Joana Meneses. Para o presidente licenciado da Academia Parnaibana de Letras, José Luiz de Carvalho, o livro do professor F. Gerson Meneses passa a ser de leitura obrigatória não só para os membros dessa família, mas também para outras pessoas porque é um importante registro para aqueles que residem em toda a região norte do Piauí.
O livro conta com 221 páginas e com 66 fontes de consulta.
A obra, que conta também com a parte estatística, galeria de políticos e 3 apêndices, está sendo comercializada em Parnaíba (na banca do Louro, Praça da Graça) e em Piracuruca (na Real Variedades). Para quem mora em outras cidades, entrar em contato com o autor através do email: [email protected].
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutor em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre, incluindo a fotogrametria. Ganhador do Prêmio Luiz de Castro Farias (versão 2024), promovido pelo IPHAN, como melhor
Artigo Científico sobre a Preservação do Patrimônio Arqueológico brasileiro. Escritor, poeta, fotógrafo da natureza, colaborador do impresso "Piauí Poético" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes no Piauí.