O sítio arqueológico Baixa da Teresa fica localizado em área particular, bem próximo à parte urbana de Piracuruca, há cerca de 1,2 km da barragem do Riacho Provesor.
BARRAGEM DO RIACHO PROVESOR
O sítio apresenta várias pituras rupestres, algumas delas se mostram descaracterizadas, no entando, outras, por se localizarem nas partes mais altas da rocha e terem a protecão de maribonbos, apresentam um certo grau de preservação.
PINTURA ONDE OCORREU O DESGASTE DO ARENITO, PROVAVELMENTE POR AÇÃO HUMANA
PINTURA NO ALTO DA ROCHA, PROTEGIDA POR MARIBONDOS E PELA VEGETAÇÃO
O sítio é formado por um extenso afloramento rochoso com pinturas dispesas ao longo dos vários painéis, além de uma caverna e um abrigo sobre rocha.
ABRIGO SOBRE ROCHA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO BAIXA DA TERESA
Um fato curioso desse sítio são os moradores ilustres, um casal de urubu que fez a sua morada no topo da rocha. Preocupados em proteger a sua cria, eles ficam vigilantes e fazendo um barulho ameaçador tentam afugentar os visitantes.
URUBU DE CABEÇA PRETA, O GUARDIÃO DO SÍTIO BAIXA DA TERESA
Entre as várias pinturas desse sítio, uma delas chamou a nossa atenção, trata-se de um estilo que lembra traços que se assemelham aos contornos de um rosto.
PINTURA RUPESTRE QUE LEMBRA OS TRAÇOS DE UM ROSTO
A visita ao sítio ocorreu no dia 29 de setembro de 2019 e teve o objetivo de colher dados e fotos para o Projeto Arte do Bitorocaia. Mais fotos podem ser vista no link abaixo:
REGISTROS PARA O PROJETO ARTES DO BITOROCAIA