No ano de 2005 visitei o museu do Zé Didôr em Campo Maior-PI, entre as milhares de relíquias ali expostas, duas me chamaram a atenção:

ZÉ DIDOR


VISTA EXTERNA DO MUSEU, PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPO MAIOR
– Um cofre que pertenceu ao Cel. Gervásio de Brito Passos, piracuruquense, Senador da República entre 1906 e 1914.


COFRE QUE PERTENCEU AO SENADOR GERVÁSIO DE BRITO PASSOS
– Uma chibata imperial com mais de 300 anos, trabalhada em couro de boi e prata, sua origem é atribuída aos antigos coronéis de Piracuruca.

CHIBATA IMPERIAL PERTENCENTE AOS ANTIGOS CORONÉIS DE PIRACURUCA
F Gerson Meneses
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e de Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação.
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Física e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista com participações em algumas coletâneas. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.