Curiosidades

Originalmente, o Grêmio Recreativo Piracuruquense foi construído em um espaço reservado para uma Praça, essa Praça se chama(va) Praça Pedro Melquiades. Pedro Melquiades de Morais Brito era filho do Senador Gervásio. Era esposo de Carlota Coelho de Brito. Pedro e Carlota são os pais de Azulina de Brito Conde. Azulina casou-se com o telegrafista alagoano de nome Hermínio Conde. Hermínio e Azulina são os pais do grande cientista Hermínio de Moraes de Brito Conde (homônimo ao pai). Pedro Melquiades foi intendente de Piracuruca em 1905 e foi na sua gestão que foi construída a ponte de tábua, que ligava a Data Sítio (centro) à Data Melancia (Bairro Guarani).

Fonte: Arquivo F Gerson Meneses

O Hino e a Bandeira Municipal de Piracuruca foram oficializados através das Leis 1.272/91 e 1.273/91 que foram sancionadas pelo Prefeito Adelino Fortes de Morais Melo (Linin), e pelo Secretaria de Administração Antônio Francisco de Meneses (Antônio Terto). Documentos de 18 de junho de 1991.

Fonte: Arquivo F Gerson Meneses

Na página 56 do livro: A Barra da Tutoia – Limite entre os Estados do Piauhy e Maranhão. Tem a citação do então ouvidor da Capitania do Piauhy Antonio José Moraes Durão. Essa citação de 1772, diz sobre a Igreja de N. S. do Carmo de Piracuruca: “…𝘖 𝘵𝘦𝘮𝘱𝘭𝘰 𝘩𝘦 𝘥𝘦 𝘱𝘦𝘥𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘤𝘢𝘯𝘵𝘢𝘳𝘪𝘢, 𝘢𝘴𝘴𝘢𝘻 𝘮𝘢𝘨𝘯𝘪𝘧𝘪𝘤𝘰, 𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘧𝘦𝘻 𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘦𝘻𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘴𝘪 𝘥𝘶𝘻𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘮𝘪𝘭 𝘤𝘳𝘶𝘻𝘢𝘥𝘰𝘴; 𝘱𝘰𝘳é𝘮 𝘦𝘴𝘵á 𝘴𝘦𝘮 𝘶𝘴𝘰 𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘤𝘰𝘣𝘦𝘳𝘵𝘰…”

Fonte: A Barra da Tutoia – Limite entre os Estados do Piauhy e Maranhão

Uma carta regia de 1761 determinava que seis freguesias do Piauhy fossem transformadas em Vilas, como não havia nenhuma vila no litoral, a vila que deveria ser instalada em Piracuruca foi transferida para Parnaíba, porém, seu governo espiritual ficou ligado a freguesia de Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: João Bosco Gaspar – Historiador Ibiapabano

Em 1915, Piracuruca contava com 3 Jornais impressos, eram eles: Cidade de Piracuruca, Dois de Fevereiro e O Afobado.

Fonte: O Piauí nos 210 anos da Indústria Gráfica Brasileira – Paulo Chaves

A primeira Igreja Evangélica de Piracuruca, embora não fosse um templo foi a Igreja Pentescostal. Funcionava em uma sala da casa do Pastor Moacir Lima.

Maria do Carmo Fortes de Britto

Antigamente os dias de Quarta e Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão eram chamados de “Dias Grandes”.

Zilmar Meneses

O Templo da Igreja Cristã Evangélica – Av. Aurélio Brito. É o mais antigo templo Evangélico de Piracuruca, fundado em 1954, através dos missionários Wesley e Winnie Gould, vindos da Irlanda do Norte.

Pr. Samuel P.S Filho

Em 1711 com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e alguns moradores, João Paulo Diniz constrói em Parnaíba uma pequena capela para Nossa Senhora de Mont Serrat, imagem vinda de Portugal, e que foi venerada como Padroeira da Feitoria, mas a imagem fora levada à Matriz de Piracuruca em 1712, devido aos ataques dos índios tremembés na feitoria.

http://www.parnaiba.pi.gov.br/novophb/historia.php

Pelo Decreto do Executivo – 91.865/1985 de 01/11/1985 foi outorgada a concessão à empresa de radiodifusão Sete Cidades de Piracuruca Ltda., para explorar serviço de radiodifusão sonora em onda média, na cidade de Piracuruca, Estado do Piauí.

http://legislacao.planalto.gov.br