Os óvnis são os objetos voadores não identificados e há inúmeros relatos de pessoas que já avistaram tais luzes no céu de Castelo do Piauí, simpática e próspera pequena cidade que dista 190 km da capital Teresina.
“Havia uma luz muito brilhante no céu e que o objeto apareceu em movimentos circulares e para um lado e para o outro, antes de desviar-se rapidamente para o norte quando eu estava próximo da Ladeira das Cajazeiras” disse uma das pessoas que conversamos.
O que poderiam ser?
Objetos brilhando no céu podem ser meteoros, que são pedaços ou fragmentos de rochas ou de outro material que ao entrar em contato com a atmosfera da Terra, ficam incandescentes e viram múltiplos objetos seguindo o mesmo tipo de trajetória.
Também conhecidos como Estrela Cadente, esses fragmentos de rochas brilham no céu. O que você acha caro leitor?
A luz misteriosa dos Picos dos André.
Contam os mais antigos moradores do povoado Picos dos André, distante 23 km da sede do município de Castelo, e que tem esse nome por causa das várias formações rochosas em formas de picos e também pelo fato da família André ter sido umas das primeiras a se fixar ali, que em certas noites costumava aparecer uma luz forte e brilhante que se movimentava o tempo todo no céu.
Para algumas pessoas era o tal “aparelho”, denominação como os populares chamavam os discos voadores. Não se sabe ao certo quando a luz apareceu pela primeira vez mas muitas gerações de pessoas da comunidade, já presenciaram a aparição.
Muitos ficaram assombrados e com medo, diziam até se tratar de alienígenas que vinham buscar as pessoas para tirarem o sangue delas.
Uma vez por volta das 19h, uma moradora local (preservaremos aqui seu nome) estava lavando a louça do jantar no quintal de sua casa, quando avistou a tal luz que veio em um brilho tão forte e uma temperatura extremamente quente, que ela desmaiou, mas antes gritou e pediu socorro.
Quando acordou foi perguntada o que aconteceu, ela ainda assustada disse que viu a luz e esta estava em formato de um guarda-chuva.
Para outros moradores a luz tinha o formato e uma aparência de moeda de ouro. Como existia certo medo por parte da população local, em uma das muitas formações rochosas da região, foi colocado um cruzeiro no topo e muitas promessas e pedidos foram feitos para que a tal luz não mais aparecesse, essa formação rochosa é hoje o sítio arqueológico Pedra do Dinheiro.
Há alguns anos a tal luz deu o ar dá graça e foi vista por dezenas de pessoas da região e principalmente de muitos curiosos de Castelo que iam até as próximidades do assentamento Boa Vista, porém a imponência e a beleza já não era mais a mesma de outrora.
Aparições da luz misteriosa em outros lugares.
Recentemente a luz foi vista na região do Açude Várzea e teria seguido por duas oportunidades moradores locais que trabalham na sede do município.
Teria sido a tal luz a mesma que apareceu também em Castelo na década de 90 e vista pelo vigia da praça da Igreja na época, o nosso amigo Chiquinho Badú, que ficou sem saber o que fazer e para onde ir de tão forte que ela estava, dando à impressão de derrepente a noite ter virado dia.
No livramento, povoado próximo à sede do município, também tem muitos registros dessas luzes.
Um morador local que estava caçando, teria sido perseguido por essa luz que era bastante quente e brilhante.
“Amigo Augusto Junior Vasconcelos, eu já vi uma luz também quando eu estava morando aí, não lembro o ano exato mas foi 2009 ou 2010. Foi na época do Natal, eu estava na casa do vizinho da frente e vi uma luz forte em forma de bola vindo voando até falei brincando com meu vizinho que era o papai Noel” dizia outro castelenses.
Em 2009 ela foi vista nas proximidades do portal de entrada da cidade, também com as mesmas características citadas acima.
Informações: Carlos Henrique Almeida.
Imagem ilustrativa da internet.