Estamos vivendo nestes dias de novembro as festividades de um dos eventos mais tradicionais do norte do Piauí, é a Festa do Leite no município de São José de Divino. Para quem não sabe, o município de São José do Divino possui uma das maiores bacias leiteiras do Piauí, o leite e a pecuária são elementos fortes na economia do município, daí vem o nome da festa.
Bom, agora em 2023, ao ser convidado pelo amigo Zequinha para mais uma edição da Festa do Leite, lembrei de um fato muito irônico para quem viu e no mínimo trágico para este escriba. Aconteceu, que lá pelo ano de 1989, eu e meu outro amigo Zezim Goiaba resolvemos comemorar o nosso aniversário na Festa do Leite daquele ano, até aí tudo bem.
O problema foi a tal da cachaça, passamos da conta, principalmente eu, que em um dado momento da festa, já quase dormindo em uma cadeira resolvi sair do clube. Lá fora, me sentei na calçada do mercado e acabei adormecendo.
Foi um sono até confortável, o problema foi ao acordar com o sol da cara, ouvindo um barulho estranho – quem não almoçou pare a leitura aqui – o fato é que tinha uma porca se deliciando com o vômito do infeliz.
Como se não bastasse, ainda teve a viajem de volta, ouvindo chateação dos “amigos”: Domingos, Everardo, Zezim e Edson Goiaba (o último in memoriam), dizendo eles, que antes deu acordar, a porca já tinha até escovado os meus dentes. Coitada da porca!
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.