Amostras de antiquíssimos artefatos encontrados no norte do Piauí

As regiões próximas aos limites entre os municípios piauienses de Cocal, Buriti dos Lopes, Bom Princípio e Luis Correia, são ricas em belezas naturais, históricas, e em vestígios dos povos primitivos que habitavam no norte do Piauí.

As belezas naturais nesta região incluem a Pedra da Espia em Cocal, a Pedra do Sino em Luis Correia, o Olho D’água da Saúde em Cocal e as Cachoeiras do Rio Pirangi. Nas belezas históricas, o destaque é para Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Frecheiras – Cocal e finalmente, tratando-se de vestígios dos povos originários eu pontuo os Sítios Arqueológicos com Pinturas Rupestres como: Rufo e Quicé em Luis Correia, Pedra de Torres em Cocal, Guaritas em Bom Princípio, além dos Sítios Arqueológicos com Gravuras Rupestres como os encontrados no leito do Rio Pirangi, em Buriti os Lopes.

Em tempo: Os links para alguns dos locais citados acima, estão no final desse texto.

Bom, ainda no campo relacionado aos vestígios deixados pelos nossos povos originários, eu destaco aqui dois exemplos que tive a oportunidade de conhecer: O primeiro é uma espécie de gamela primitiva, que conheci através do Professor Antônio José Sales na região do Campestre – Luis Correia, durante a Expedição Rota das Pedras em setembro de 2022 e o segundo exemplo é uma espécie de cachimbo primitivo, que conheci através da Professora Andreia, durante uma visita à comunidade Frecheiras de São Pedro – Cocal, em julho de 2023.

Aproximadamente 27 km separam os dois achados que mostrarei a seguir.

Gamela primitiva:
Segundo o Professor Antônio José Sales, o artefato foi encontrado no leito de um riacho chamado Cajazeiras, por pessoas que estavam retirando areia para usar na construção civil. Diz ele: “os trabalhadores ao encontrarem o objeto, perceberam que era algo diferente e a partir de então eu estou com ele aqui muito bem guardado”.

De fato, o formato do artefato lembra uma espécie de gamela talhada na pedra. Foto: F Gerson Meneses.
O Professor Antônio José Sales segurando o artefato nos dá a dimensão do tamanho da peça “…aguardo algum museu ou instituição oficial mostrar o interesse para eu passar a guarda do objeto”, diz ele.

Cachimbo primitivo:
Já o outro artefato, de formado também bastante peculiar, foi encontrado na região de Frecheiras em Cocal – Piauí, no ano de 2020. O achado foi divulgado na época em alguns sites da região através do historiador e escritor João Passos. Tive a oportunidade de conhecer a peça que lembra uma espécie de cachimbo primitivo.

O artefato está muito bem guardado pela família do Professora Andréia. Foto: F Gerson Meneses.

O artefato foi encontrado durante uma escavação, mede cerca de 6 ou 7 cm de comprimento e apresenta bordas arredondadas e trabalhadas, além de conter um pequeno furo. Na mesma escavação, além do artefato citado, foram encontrados também alguns fragmentos de cerâmica.

Imagem que possibilita uma percepção da dimensão do artefato.

Observação do artefato em 3D, através da técnica de fotogrametria. F Gerson Meneses.

Enfim, são elementos que remetem a um passado e que carecem de estudos especializados para estabelecer datações e relacioná-los aos povos que os utilizaram. O real é que são achados importantes, que demonstram toda a importância de uma região riquíssima em atrativos arqueológicos, históricos, naturais e culturais.


Links citados:

Matérias:

Luis Correia – Piauí é muito mais do que praia, tem pinturas rupestres e uma zona rural exuberante, repleta de belezas naturais

A lenda da Pedra do Letreiro do Quicé em Luis Correia – PI

Geolocalização de Sítios Arqueológicos no Município de Bom Princípio do Piauí

As hipóteses sobre a mística datação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Frecheiras – Cocal – PI

As surpreendentes formações rochosas de “Pedras de Torres” colocam a cidade de Cocal na rota das pinturas rupestres do Piauí

As gravuras rupestres da localidade Branquinhas no leito do Rio Pirangi, Buriti dos Lopes – Piauí

A bela Cachoeira da Serragem, no Rio Pirangi em Buriti dos Lopes – Piauí

O tesouro arqueológico do Rio Pirangi em Buriti dos Lopes – Piauí


Vídeos: