Sítio arqueológico com pinturas, localizado a cerca de 200 metros do Rio Jacaréi, zona rural de Piracuruca, a menos de 6 km do núcleo do povoado Jacareí de Baixo. Trata-se de um bloco rochoso que se destaca na paisagem, tendo cerca de 10 metros de altura. A pedra tem um grande painel com pinturas voltado para o nascente, com formas de: mãos, ampulhetas, carimbos, traços paralelos em zig zag, desenhos concêntricos geométricos de forma circular e principalmente retangular, traços cruzados em formato de rede, muitos desenhos com traços paralelos, pontos, e muitas outras formas indefinidas; outro painel menor no lado sul com algumas outras pinturas de características semelhantes às formas já citadas. Apresenta também um grande abrigo sob-rocha no lado norte. No piso do abrigo sob-rocha observamos alguns poucos petróglifos e algumas pinturas em traço preto e fino que aparente ter sido feito usando carvão. O fato de estar isolado o mantém preservado, mesmo assim ainda é possível ver algumas pinturas danificadas, possivelmente por intervenção humana. Visita em 7 de setembro de 2022.
Localização:
Imagens:
Esquipe que participou da expedição: Rafael, F Gerson Meneses, Índio Apache e Arlindo
Mais Sítios Arqueológicos
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.