Pinturas pequenas, medindo no máximo 15 centímetros e que nos remetem a cenas dinâmicas, movimentos que lembram ações de caça, dança, sexo, etc. Isto foi o que encontrei no Sítio Arqueológico da Serra Alta, próximo ao assentamento Salobro, zona rural da cidade de Pedro II – PI.
Esse estilo de arte rupestre se assemelha muito ao encontrado no Parna Serra da Capivara. Pinturas com essas características se enquadram no conceito referenciado como sendo da Tradição Nordeste.
As pinturas da Tradição Nordeste são as mais antigas do Nordeste Brasileiro, apresentando uma datação relativa de 12.000 BP (antes do presente). São representações compostas por figuras conhecíveis, sendo frequentes as figuras humanas, de animais e, em uma frequência menor, as representações de plantas. São pequenas, medindo entre 5 e 15 centímetros. Elas mostram cenas dinâmicas, com movimento e com uma grande variedade de temas dentre os quais a luta, a caça, a dança e o sexo. A cor predominante é a vermelha, aparecendo em várias tonalidades. É comum também a cor branca, a amarela, a preta e a cinza (1).
A minha visita ao Sítio Arqueológico da Serra Alta se deu em 18 de fevereiro de 2023, quando participei de uma expedição para conhecer as localidades Lapa e Salobro, na zona rural da cidade de Pedro II – PI.
As pinturas da Serra Alta
O assentamento Salobro fica a cerca de 15 km da sede do município de Pedro II e atualmente conta com 20 famílias que começam a se estruturar para receber os visitantes. Partindo do núcleo da comunidade, após uma breve trilha em que passamos por um belo mirante, chegamos às formações geológicas onde ocorrem as pinturas.
São diversos painéis, abrigos, todos ornamentadas com grafismos rupestres, algumas pinturas estão no alto dos paredões.
Uma característica comum em todos os seres humanoides e bizarros encontrados no Sítio Arqueológico da Serra Alta é que eles apresentam 3 dedos, nas mãos e nos pés. Seguem algumas pinturas vetorizadas:
A cidade de Pedro II conta com um dos maiores acervos de arte rupestre do Piauí e de acordo com o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos CNSA / SGPA / IPHAN, são 17 sítios já catalogados na cidade.
Referência consultada:
1 – FILHO, S, L, L., REIS, S. Cenografia emblemática da tradição São Francisco nas pinas rupestres de Lagoa do Mari, em Sento Sé – Ba. Rupestre WEB – Brasil,2015. Disponível em: http://www.rupestreweb. info/lagoamari.html. Acesso em: set/2022.
Links sugeridos: