Fontenelle

Veio para o Brasil no século XVIII, numa comissão mineralógica para explorar uma mina de prata no sítio Ubajara de Ibapaba, então distrito de Vila Viçosa (CE). Era JEAN FONTENELLE filho legítimo de Jean Pierre Fontenelle e Suzane Milini, naturais da França.
JEAN FONTENELLE casou-se em segundas núpcias em Viçosa, no ano de 1767 com Umbelina Maria de Jesus, natural de Jacobina/BA. Ponto primitivo da grande FAMÍLIA FONTENELLE, espalhada por todo o Brasil.
JEAN FONTENELE faleceu no dia 08 de dezembro de 1809, numa sexta-feira, e coincidentemente sua mulher Umbilina faleceu onze anos depois, também no dia 08 de dezembro de 1820, numa sexta-feira. Ambos estão sepultados Na Igreja Matriz de Viçosa. Desse último matrimônio teve os seguintes filhos:
1- Sargento-mór Filó Benício Fontenelle;
2- Rosa Maria Fontenelle;
3- Guilherme José Fontenelle;
4- Agapita Fontenelle;
5- Tenente Paulo Fontenelle;
6- Major João Damasceno Fontenelle;
7- Capitão Plácido Fontenelle;
8- Ludovica Fontenelle;
9- Amaro José Fontenelle;
GUILHERME FONTENELLE
O terceiro filho do casal Jean-Umbelina, nasceu em l778 e casou-se em primeiras núpcias com Ana Joaquina do Rosário, filha do português Antonio Vaz dos Santos, morador do lugar chamado Iboassú.
A primeira mulher de Guilherme faleceu em 10 de janeiro de 1827, como consta no inventário. Eis os filhos desse casal mencionados na partilha de seus bens:
1- Joaquim Fontenelle – este seguiu para o Maranhão, para a localidade de Vila de Brejo de Anapurús, e aí casou deixando apenas dois filhos (Joaquim Fontenelle Filho e Ana). Descendem destes alguns dos Fontenelles daquele Estado.
2 – Umbelina Maria de Jesus – casada com João Benício Viana. Tiveram treze filhos, tendo alguns deles emigrado para o Maranhão, e é desse ramo que descende, em linha direta, o Dr. Manoel Benício Fontenelle, que no tempo do Império foi deputado geral por aquela província. Este cidadão formou-se em Direito pela Academia de Pernambuco. Há também alguns Fontenelle Viana residindo em Marabá, no Pará, naturalmente descendentes desse ramo.
3 – Maria Joaquina Fontenelle – casou-se com seu primo João Fontenelle, filho de sua tia paterna Rosa Maria Fontenelle.
4 – Ana Joaquina do Rosário – foi casada com Francisco Ferreira Veras, deixando ao morrer quatro filhos: Maria, Antonio, Francisco e Guilherme.
5 – Guilherme José Fontenelle Filho – casou-se com sua prima Clara Simplícia Fontenelle, filha de João Damasceno. O sexto filho de Guilherme faleceu em 1860, deixando os seguintes filhos: Justino do Espírito Santos, Ana Fontenelle, Joaquim José, João Batista Fontenelle, Felinto, Felismino, Doroteo Fontenelle e Alberto Fontenelle Craveiro.
6 – Antonio Vaz Fontenelle – casou-se duas vezes. A primeira com Rosa Francisca Xavier e a segunda com Inácia Clara Fontenelle, filha de seu tio Plácido Fontenelle. Antonio faleceu em 1862 deixando do primeiro matrimônio apenas um filho de nome Inácio Francisco Fontenelle, da fazenda Porteiras, município de Granja.
Do segundo matrimônio podemos enumerar os seguintes filhos: João Gualberto que se casou com Margarida Maria, dos quais são filhos Sebastiana Isabel, casada com Antonio Vicente, Antonio Gualberto Fontenelle, José Gualberto, Esmerino Gualberto, Maria, Porfírio, Ana Rosa e Umbelina.
7 – O sétimo filho de Guilherme Fontenelle morreu moço.
8 – José Joaquim Fontenelle – casou-se com Cândida Maria de Jesus Fontenelle, filha de José Antonio Damasceno, moradores no município de Piracuruca, no Piauí. Este casal deixou diversos filhos, que fixaram residência naquela região.
9 – Clara Maria de Jesus – casou-se com Gonçalo José Damasceno, do lugar conhecido como Pedra de Fogo, município de Granja, deixando este casal cinco filhos: Maria Fontenelle, Joaquim Fontenelle Sobrinho, Antonio Gonçalves, Ana Fontenelle e Umbelina Fontenelle.
10 – Rosalina Fontenelle – acrescentou o nome de Pacheco por ter se casado nesta família.
11 – Do seu segundo matrimônio Guilherme deixou ainda uma filha que se chamou Severa Maria Fontenelle, que se casou na família Aragão.

Majucyara Fontenele

(Acesso em 2005)


Mais Sobrenomes