Petróglifo natural no topo da Serra do Morcego lembra os contornos do Mapa do Piauí

Um grupo formado por 6 aventureiros (2 de Parnaíba, 1 de Piripiri e 3 de Piracuruca), além do guia Sr. Jeremias e seu filho que são moradores locais, fizeram uma expedição de reconhecimento ao Sítio Arqueológico Arco do Covão, que se localiza na Serra do Morcego no Município de Caxingó, localizado a cerda de 283km de Teresina, a cidade apresenta vários sítios arqueológicos com arte rupestre e se localiza no norte do Estado do Piauí.


Aventureiros na trilha rumo à Serra do Morcego


O guia Jeremias e seu filho


Aventureiros sob o magnífico Arco do Covão


Painel rupestre do Arco do Covão

Além da maravilha arqueológica do Arco do Covão, que apresenta uma bela, imensa e bem conservada concentração de arte rupestre, os aventureiros se depararam com uma intrigante formação rochosa que lembra os contornos do mapa do Estado do Piauí, o fenômeno rochoso foi encontrado no topo da Serra do Morcego por Oziel Monteiro, conhecido como Curiólogo de Sete Cidades.


Pictogramas do painel rupestre do Arco do Covão


Oziel  Monteiro Curiólogo gravando o documentário


Caverna que dá acesso à Serra do Morcego


Escalada até o topo da Serra do Morcego


Topo da Serra do Morcego


Petróglifo natural que lembra os contornos do Mapa do Piauí, mede aproximadamente 80cm de altura

Um outro fenômeno relacionado às formações rochosas que lembram mapas pode ser visto no Parque Nacional de Sete Cidades, onde uma fenda na rocha é conhecida como Mapa do Brasil.


Fenda na rocha no Parque Nacional de Sete Cidades que lembra o mapa do Brasil

Durante a expedição foi gravado um documentário a ser exibido no Canal Check-in Aventura (www.checkinaventura.com), também houve o mapeamento e registros fotográficos do Sítio Arqueológico Arco do Covão para o projeto Artes do Bitorocaia, esse projeto visa a catalogação de sítios arqueológicos que se localizam próximos à bacia do Rio Piracuruca.


Gravação do Documentário para o canal Check-in Aventura