Artigo sobre os tridáctilos na arte rupestre do norte do Piauí e Ceará é publicado no Livro de Arte Rupestre Brasileira

O livro Arte Rupestre Brasileira – Múltiplas Visões, é uma produção promovida pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e atualmente conta com 4 volumes. Recentemente foram lançados volumes 3 e 4.

Os links para os volumes 3 e 4 estão disponíveis logo abaixo. O material foi organizado pelos pesquisadores: Gabriel F. de Oliveira, Leandro Paiva, Marcial Cotes, Michel Justamand, Vitor José Rampaneli de Almeida.

O livro traz uma série de artigos com temáticas voltadas à arte rupestre, artigos estes que são avaliados por um extenso comitê científico formado por vários professores / pesquisadores de instituições públicas de todo o país.

Entre os artigos publicados no volume 3, está a publicação: “PÉS DE EMA… PÉS DE GALINHA- OS TRIDÁCTILOS NA ARTE RUPESTRE DO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ E DOS SERTÕES DO CEARÁ-BRASIL”. O artigo tem como autores, os pesquisadores: Francisco Gerson Amorim de Meneses, Marcélia Marques, César Ulisses Vieira Veríssimo e Jefferson Lima dos Santos.

O artigo trata sobre os registros rupestres que aludem à pegadas de aves, principalmente os tridáctilos. Morfologicamente, esses registros gráficos resultam na combinação de 3 (três) traços contíguos, partindo de um vértice, formando um elemento de característica triangular ao modo de setas e, ao final, remetem a patas de aviformes; são emblemáticos pois apresentam elementos essenciais bem definidos e de uma tipologia única que se repete em diferentes contextos.

Os registros tridáctilos citados neste artigo estão distribuídos geograficamente pelo norte do Piauí e pelos sertões do Ceará. Os registros do Piauí foram coletados durante o mapeamento para abastecer a base do Projeto Artes do Bitorocaia.

Seguem os links para os downloads dos volumes 3 e 4:

Arte Rupestre Brasileira – Múltiplas Visões – Volume 3

 

Arte Rupestre Brasileira – Múltiplas Visões – Volume 4