Domingo 23 de março das 08:00 horas até as 17:00 horas o piripiriense das zonas rural e urbana foram contemplados com o excelente Festival do Pequi, na comunidade rural Assentamento das Mulheres Organizadas, cerca de 06 km da BR-343, partindo do Bairro Crioli, em Piripiri-PI. Tudo muito simples, mas muito bem organizado e aconchegante.
A FAIXA IDENTIFICA O EVENTO PIRIPIRIENSE
Grande e animado evento nordestino, havia fartura de comidas típicas distribuídas gratuitamente à base exclusiva de pequi, muita animação e música ao vivo, com presença marcante da população. Culinária à base de pequi: chocolates, baião de dois, doces, cozidão, torta, galinha, capote, estrogonofe etc. Tudo com direito ao cheiro forte e marcante exalado pelo badalado pequi. E o forró comeu solto.
BAIÃO DE DOIS COM PEQUI
Evento rústico, simples, mas altamente agradável e receptivo. Todos os visitantes ficaram encantados com a eficiência da organização do 4º Festival do pequi. Em que pese suas limitações momentâneas, a festa tem condições futuras de se inserir no calendário festivo, turístico e gastronômico do Estado, desde que haja participação do Poder Público e maior empenho do meio empresarial.
POPULARES SOB UM PEQUIZEIRO NO LOCAL DO FESTIVAL
Para quem gosta do sabor de pequi, fruto do pequizeiro, comum no Cerrado e zonas de transição, o festival foi um prato cheio. Quem perdeu tem a oportunidade de no próximo ano não faltar. A data é variável, em função do frutificar do pequizeiro, mas geralmente é no mês de março.
Confiram mais imagens:
DOCE DE PEQUI
FEIJOADA COM PEQUI
ESTROGONOFE DE PEQUI
CHOCOLATE DE PEQUI
MULTIDÃO SE AGLOMERA PARA O ALMOÇO SERVIDO SOB UMA BARRACA DE LONA
VISITANTES EXIBEM ORGULHOSOS SEUS PRATOS À BASE DE PEQUI
O ARRASTA-PÉ NO FESTIVAL DO PEQUI