A Revista Ateneu teve sua primeira edição no ano de 2003, agora em 2020, após 17 anos, retorna com a sua proposta original que é de ser um periódico anual voltado a promover discussões sobre o passado e o presente de Piracuruca, apresentar personalidades marcantes e reconstruir aquilo que se chama identidade cultural.

CAPA DA REVISTA ATENEU Nº1, LANÇADA EM JANEIRO DE 2003.
Essa edição está disponível para download na Biblioteca Digital do Portal Piracuruca no endereço:
https://portalpiracuruca.com/download/revista-ateneu/
Nessa segunda edição, a revista traz como redatores e editores, os professores F Gerson Meneses e Nonato Araujo. São 13 matérias em forma de artigos, que envolvem: História, Mistério, Museu, Meio Ambiente, Patrimônio, Educação, Ecoturismo, Arqueologia, Personalidade e Fotografia.

CAPA DA REVISTA ATENEU Nº2, EDIÇÃO DE JANEIRO DE 2020.

ASSUNTOS ABORDADOS NA REVISTA ATENEU Nº 2.
A Revista Ateneu, a partir desse ano, será um instrumento para a comunidade piracuruquense refletir sobre o seu passado, entender o seu presente e fazer as melhores prospecções para o futuro.
Nessa 2º edição, o custeio ficou por conta dos seus editores, tendo o patrocínio exclusivo da papelaria Real Variedades, que bancou metade dos custos. A outra metade, ficou a cargo do seu mantenedor e responsável F Gerson Meneses.
A revista encontra-se disponível para venda na papelaria Real Variedades no Centro de Piracuruca a um custo promocional de R$ 5,00. Também está disponível na Banca do Louro (Praça da Graça) em Parnaíba e na Loja do Joel em Teresina (próximo à Praça Pedro II) a um custo de R$ 7,00.
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutor em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre, incluindo a fotogrametria. Ganhador do Prêmio Luiz de Castro Farias (versão 2024), promovido pelo IPHAN, como melhor
Artigo Científico sobre a Preservação do Patrimônio Arqueológico brasileiro. Escritor, poeta, fotógrafo da natureza, colaborador do impresso "Piauí Poético" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes no Piauí.