O pequeno litoral do Piauí com seus cerca de 66km nos reserva encantos e belezas fascinantes, um deles é o Delta do rio Parnaíba com todo o seu rico ecossistema, tudo isso pode ser apreciado a partir de um passeio com um ótimo custo benefício.
Em 2013 com apenas R$ 50,00 adquiri um pacote para conhecer uma pequena parte desse paraíso, com direito a translado de barco com saída do Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande do Piauí, por volta das 8h da manhã e retorno por volta das 15h30, na embarcação, turistas de várias paragens e uma infraestrutura básica disponível como bar e banheiros, além de pessoal de apoio e guias proporcionando um passeio seguro e confortável com direito a lanche com frutas regionais, almoço, duas paradas para banho e uma caranguejada.
DE AMARELO O ROTEIRO DO PASSEIO AO DELTA
SAÍDA DO PORTO DOS TATÚS
EMBARCAÇÕES SEGUEM EM COMBOIO
MARGEM DE UMA DAS ILHAS DO DELTA
PASSEIO AGRADÁVEL E SEGURO
A GRANDIOSA ILHA DAS CANÁRIAS
PRIMEIRA PARADA À VISTA
BANHO E DIVERSÃO, UNS 20 MINUTOS E RETORNA
BONITO CENÁRIO
RETORNANDO PELOS CANAIS NO MANGUE
O RICO ECOSSISTEMA DO MANGUE
TURISTAS APROVEITANDO O PASSEIO
A CATA DO CARANGUEJO E CONSCIENTIZAÇÃO
SEGUNDA PARA, A CARANGUEJADA
PREPARANDO-SE PARA O RETORNO
PASSEIO DE LANCHA, UM SERVIÇO EXTRA
RETORNO AO PORTO DOS TATÚS
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.