Uma expedição de caiaque, promovida pela Ecotrip Canoagem de São Luis – MA, proporciona momentos de extrema satisfação para os amantes de esportes na natureza, ecoturismo e turismo rural. São aproximadamente 40 km, percorridos em 3 dias, seguindo o leito do Rio Alegre, na zona rural do município maranhense de Santo Amaro.
No primeiro dia são percorridos 16 km, vemos cenários de muito verde, com a vegetação densa, prevalecendo muitas palmeiras, butiazais, bromélias e extensos alagados.
Após uma parada para o almoço em uma rústica casa de farinhada, na margem do Rio Alegre, a expedição segue, até a localidade Espigão, onde ocorre o pernoite.
Na localidade Espigão, somos recebidos pelo Sr. Adelino e família, pudemos vivenciar um pouco do seu cotidiano. Com eles, jantamos no primeiro dia, dormimos e tomamos um reforçado café logo pela manhã, com alimentos típicos da localidade.
Para o segundo dia, a remada é mais curta, são cerca de 9 km de pura contemplação, remamos por um trecho em que vimos areia de um lado e vegetação do outro.
Ao chegar na localidade Betânia, visitamos a Lagoa de Betânia.
Chegamos então ao local do segundo pernoite, na Pousada Novo Horizonte.
No terceiro e último dia, nos deparamos com um rio com muita correnteza, antes disso, paramos em mais uma lagoa, para o banho e apreciar a paisagem.
Entramos então na área urbana do município de Santo Amaro, o município tem uma população estimada de 16.219 habitantes (2021). Fica distante, cerca de 240 km da capitação, São Luis.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.