Este ano de 2023, completam-se 10 anos da visita que fiz ao Parna Serra da Capivara, fui em uma visita técnica junto com o Professor Marcelo Mesquita, levamos nossos alunos do curso técnico em informática integrado ao médio do IFPI Campus Parnaíba, para pesquisas nas áreas de Biologia e Arqueologia Computacional.
Visitamos vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres e foi no circuito da Pedra Furada, no sítio Toca da Fumaça I, que me deparei com uma pintura extraordinária, que nunca saiu da minha mente, ela apresenta pequeníssimos seres humanoides de cerca de 8 cm de altura no máximo e esses seres aparecem em movimentos sequenciais, como se estivessem fazendo parte da cena de um filme. Presume-se que seja a representação da performance de um acrobata e foi assim que eu nomeei a pintura, de “Pintura do Acrobata”.
De acordo com (1), as pinturas da Tradição Nordeste são as mais antigas do Nordeste Brasileiro, com uma datação relativa a 12.000 AP (antes do presente). São figuras humanas, de animais e, em uma menor quantidade, as de plantas. São pequenas, medindo entre 5 e 15 centímetros. Elas mostram cenas dinâmicas e uma grande variedade de temas como: a luta, a caça, a dança e o sexo.
Em 2018, no meu livro Versos Retos de um Poeta Torto, eu fiz um poema para homenagear a pintura, assim:
O ACROBATA DA SERRA DA CAPIVARA
Uma entre todas as pinturas,
dos vários sítios que conheço,
marcou-me pela desenvoltura
e essa arte rupestre eu não esqueço.
É o acrobata que, pela sua postura,
neste verso eu enalteço.
Foi no parque da Serra da Capivara
que encontrei essa preciosidade,
uma performance que não se equipara,
que mostra uma grande habilidade
tanto do artista que fez essa arte rara
quanto do acrobata que viveu na antiguidade.
Contatos de guias do Parna Serra da Capivara:
Cida: +55 89 8115-0117
Edvan: +55 89 9942-1780
Marinho: +55 89 8103-8985
Referência consultada:
1 – FILHO, S, L, L., REIS, S. Cenografía emblematica da tradição São Francisco nas pinas rupestres de Lagoa do Mari, em Sento Sé – Ba. Rupestre WEB – Brasil,2015. Disponível em: http://www.rupestreweb. info/lagoamari.html. Acesso em: set/2022.