O ano foi 1976, no carnaval de São Paulo a escola de sambra Rosas de Ouro veio com o samba enredo “Nas cidades encantadas”, o samba foi interpretado pelo cantor Jair Rodrigues e homenageia as Sete Cidades e Piracuruca:
Vejamos a letra:
Olha ai minha gente, ôôô
Quem faltava chegou
Que delírio fascinante
Que beleza que ficou
Que maravilha
É rosas de ouro querida
No reino das sete cidades
Encantando a avenida
Em Piracuruca
Lá no Piauí
Numa era bem distante, ali viveu
O grande povo tupi
Vem aí o curandeiro
É o velho Catirina
Tira dor de sua gente
E não entende medicina
Vamos simbora ê…ê….ê….
Vamos simbora
Vamos simbora ê…ê….ê….
Chegou a hora
E tem sumé
Em noite de lua cheia
Que ensina o plantio
Para o povo da aldeia
E o rei só bebe água
Da bica sagrada
Água,lágrimas da virgem
Que ali foi sacrificada
Laiá,laiá,laiá.
Enredo: Nas cidades encantadas
Autor: Hernane Basilio
Compositor: Zeca da Casa Verde
Fonte: http://www.carnaval-samba.com.br/tx_enredo-1976.htm
Ouça o samba enredo:
F Gerson Meneses
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e de Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação.
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Física e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista com participações em algumas coletâneas. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.