O Sítio Arqueologico Melancias fica localizado em área privada, nas proximidades da PI que liga Piracuruca ao Parque Nacional de Sete Cidades, em uma região onde ocorrem uma grande quantidade de sítios arqueológicos com arte rupestre.
Trata-se de um grande bloco arenítico com diversos pontos de pinturas, entre elas, duas formas que lembram borboletas além de cruzes, pontilhados e outros elementos geométricos.
PINTURAS RUPESTRES QUE LEMBRAM BORBOLETAS, AO LADO AS IMAGENS REALÇADAS COM A FERRAMENTA DSTRETCH.
Além disso, o Sítio Melancias se destaca pela existência de um grande painel com pinturas de formas incomuns, apresentando elementos únicos que seguem algum tipo de organização topológica, alguns com combinações de pares entre elementos quadráticos e/ou retangulares.
LEVANDO-SE EM CONTA AS SOBREPOSIÇÕES E A DESCARACTERIZAÇÃO DAS PINTURAS, TENTAMOS IDENTIFICAR ALGUNS ELEMENTOS DO PAINEL.
Infelizmente esse painel apresenta sinais sérios de vandalismo com pichações, utlizando principalmente o carvão.
RETRATO DA DEVASTAÇÃO NAS PINTURAS RUPESTRES DO SÍTIO MELANCIAS, COM SINAIS DE PICHAÇÃO COM CARVÃO.
Mais registros do Sítio Arqueológico Melancias podem ser vistos no link abaixo, na página do Projeto Artes do Bitorocaia.
Piracuruca – PI – Melancias
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.