Ata da benção e lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Francisco no Bairro Esplanada em Piracuruca

Em terreno doado pelo Sr. Mário de Morais Resende, fora construída no Bairro Esplanada em Piracuruca, a Igreja de São Francisco, essa que tempos depois se tornou uma paróquia. A seguir o texto da Ata da benção da pedra fundamental da Igreja de São Francisco, datado de 1955.

Ao primeiro dia do mês de novembro de mil novecentos e cinqüenta e cinco, às cinco horas da tarde, sendo Pontífice reinante o Papa Pio XII, Bispo de Diocese o Exmo. e Revmo Sr. D. Felipe Condurú Pacheco, Presidente da República, o Exmo. Sr. Dr. João Café Filho, Governador do Estado o Exmo. General Manoel Jacob Gaioso e Almendra, Prefeito Municipal o Sr. Capitão José Mendes de Morais, presentes exmas. altoridades locais e grande número de fiéis, o Revmo. Mons. Benedito Cantuária de Almeida e Sousa, competentemente autorizado pela Exma. autoridade Diocesana, segundo o Ritual Romano efetuou a bênção da 1ª pedra da Capela a ser edificada no alto do Bairro pela piedade e despensas dos devotos do referido Santo. Assim, depois, de cantado ‘Vem criador’, O Revmo. Pároco começou a bênção ritual, terminando esta, cantou-se um hino ao Glorioso São Francisco, acompanhado pela orquestra retirada da Banda Municipal Local, que achava presente ao dito ato para soleniza-lo, enquanto ao ar foguetes e vivas dos fiéis,a clamando o grande Patriarca de Assis.

O Revmo. Pe. Cooperador usou a palavra, emocionado, disse muito bem da significação da cerimônia que então se procedia e convidou a todos os presentes a auxiliarem a construção do aludido templo para que, quanto antes, seja uma realidade o que naquele momento se iniciava.

Ad pertuam rei memoriam, lavrou-se a presente Ata que, depois de ser assinada, pelo Pároco, pelo Vigário Cooperador, Pe. Joaquim Ximenes Coutinho, e demais autoridades presentes, será envolvida com um pano de material plástico, introduzida, juntamente com moedas do tempo atual, na cana do alicerce onde ficará a porta principal da Capela.

Assinaturas:
Mons. Benedito Cantuária de Almeida Sousa – Pároco
Pe. Joaquim Ximenes Coutinho – Vigário Cooperador
José Mendes de Morais – Prefeito Municipal
Mário de Morais Resende
Cândido Rodrigues
Antonio Nunes Barbosa
Gonçalo Alves de Melo
Raimundo Leandro
José Lopes da Trindade
Luis Fortes de Almeida Portugal
José Fortes de Cerqueira
Francisco Mariano
José Correia

No dia 21 de fevereiro de 1998 a Capela de São Francisco de Assis no Bairro Esplanada, foi elevada à categoria de Matriz, pelo Decreto nº 02/98 do Bispo Diocesano de Parnaíba, D. Joaquim Rufino do Rego e no mesmo dia foi instalada na Nova Paróquia, tendo como Pároco Pe. Oney Braga de Sousa, conforme Provisão do Bispo Diocesano, registrada no Livro Comp. 01, fl 60v da Cúria Diocesana de Parnaíba.

Fonte: Paróquia de São Francisco de Assis