Em 2014 noticiamos aqui no Portal a ameaça que alguns dos sítios arqueológicos com pinturas rupestres em Piracuruca estavam sofrendo, 4 anos depois, fizemos novamente uma visita a dois desses sítios, comprovamos a situação precária em que se encontram e vimos que nenhuma providência foi tomada. Por tratar-se de áreas praticamente integradas ao ambiente urbano necessitariam de uma ação controlada para a ocupação desses espaços, o que infelizmente não se observa.
Os sítios visitados foram o do Limoeiro e o do Olho D’água do Padre, em novembro de 2018 observamos o total descaso com o patrimônio arqueológico do município, no caso do Limoeiro as ações graves são o vandalismo e a queimada, já no Olho D’água do Padre é a ocupação desenfreada e o lixo, nesse caso particular, há cerca de 15 anos foi sugerido a criação de um Parque Municipal, nessa época ainda dava para frear a ocupação desregrada do terreno, hoje infelizmente restam poucas pinturas, desprotegidas em uma área totalmente loteada.
VANDALISMO E QUEIMADAS NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO LIMOEIRO
OCUPAÇÃO DESORDENADA E LIXO NO SÍTIO DO OLHO D’ÁGUA DO PADRE
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.