Muita prosa e fotografias no Bar do Zé Wilson

a21.jpg - 105.98 KB

Assim como acontece com algumas pessoas ou até grupos, vários bares típicos de muitas cidades do Piauí carregam consigo peculiaridades e curiosidades verdadeiramente folclóricas. É comum se ver tanto populares de classe econômica mais restrita como empresários e políticos nestes barzinhos, que em si possuem um diferencial, seja no proprietário e/ou no próprio estabelecimento.

Em Luzilândia-PI, cidade localizada a 234 km ao norte de Teresina, também às margens do Rio Parnaíba, um daqueles bares chama a atenção do visitante desde 1987. A fachada é simples, as instalações são rústicas, com troncos de carnaúbas no telhado, paredes espessas, janelas precárias, balcão e prateleiras tradicionais e mesas simples de madeira. Trata-se do Bar do Zé Wilson, oficialmente Restaurante e Lanchonete Danielle.

a21.jpg - 105.98 KB
FACHADA DO ESTABELECIMENTO 

Quando se adentra o estabelecimento logo se percebe uma atmosfera extremamente rica em imagens fotográficas e pôsteres dos mais variados tamanhos, tudo em quadros fincados nas paredes por todo o espaço do bar. Restam atualmente poucos locais para se colocar mais alguma coisa.  a23.jpg - 137.21 KB
PAREDE REPLETA DE QUADROS.

Estas imagens são de pessoas da comunidade local, inclusive algumas são fotografias de pessoas com dados de obituário (datas nascimento-morte), cartazes políticos, personagens famosas a nível nacional e muitos, muitos mesmo, pôsteres do Fluminense, o time de coração do proprietário, o espontâneo sobralense Zé Wilson. É quem nos recebe sempre sorridente e prestativo, contando muitas prosas e piadas, fazendo sempre o possível para deixar o frequentador o mais descontraído possível.

 a22.jpg - 137.70 KB
 ZÉ WILSON, FLUMINENSE FANÁTICO

 a28.jpg - 122.21 KB
 O DESINIBIDO E CORDIAL ZÉ WILSON EM SUA LABUTA DIÁRIA

Zé Wilson é uma personagem irreverente, extrovertida e que está sempre procurando conversar e agradar aqueles que procuram seu bar, seja para lanchar, fazer refeições, beber algo, etc.. Maçom e membro ativo da Associação Comercial e Industrial de Luzilândia, o cearense se empolga ao falar de seus incontáveis quadros, conhecendo com detalhes a vida de todos os cidadãos de Luzilândia com imagens espalhadas pelas paredes. O proprietário sente um prazer especial quando lhe perguntam algo sobre o Fluminense, time pelo qual tem uma verdadeira adoração.

 a29.jpg - 118.08 KB
NOS DETALHES DA IMAGEM, OS TRONCOS DE CARNAUBEIRA E OS PÔSTERES DO FLUMINENSE NO ALTO À ESQUERDA.

Num compartimento inserido na parede, botijas de aguardentes artesanais regalam os apreciadores da “marvada”.

 a24.jpg - 126.78 KB
 COROTES COM CANINHA ARTESANAL

O Bar do Zé Wilson é um ponto de referência em Luzilândia para o tradicional cachorro quente piauiense, feito apenas com pão, verduras e carne moída, sem salsicha. Há também a panelada, bifes, peixes, etc. Os clientes novos ou que visitam o lugar ocasionalmente assinam um volumoso “Livro de Visitas”, com milhares de assinaturas registradas ao longo dos anos.

Agora, depois de lanchar, almoçar ou tomar umas, se o cliente insistir na ginástica para queimar as gordurinhas, não é motivo para se retirar do Bar. No salão há uma esteira elétrica à disposição dos frequentadores. Uma placa de papelão sobre o aparelho avisa que o aparelho não está à venda e sim à disposição para seus fregueses usarem, mas que devem estar calçados de tênis.

 a25.jpg - 107.72 KB
 ESTEIRA PARCIALMENTE RECOBERTA POR PAPELÃO PARA USO DOS FREGUESES

O proprietário procura sempre de maneira irreverente informar seus clientes sobre as condições de acesso e higiene do bar. No caso dos dois banheiros, uma placa avisa para o cliente colaborar com a limpeza dos mesmos através de uma módica quantia de R$ 1,00 ou consumindo um lanche…O importante é uma coisa ou outra…O importante é não ficar no “zero”…

a26.jpg - 70.05 KB
CARTAZ NO BANHEIRO

Assim, se um dia você visitar Luzilândia, uma bonita cidade margeada pelo Rio Parnaíba, não deixe de visitar o mais badalado e folclórico local da Cidade. Seja para se inteirar das notícias do Município e circunvizinhos, seja para curtir as curiosidades das centenas de fotos e pôsteres nas paredes ou ainda para bater um papo agradável com o cordial e folclórico Zé Wilson. Ah, e aproveite para consumir um cachorro quente à moda piauiense…

a27.jpg - 34.27 KB
FREQUENTADOR ASSÍDUO CONSUMINDO O TRADICIONAL CACHORRO QUENTE