O Cajueiro Rei do município de Cajueiro da Praia – Piauí, considerado o maior cajueiro do mundo

Além das belas praias, como a badalada Praia da Barra Grande que é o paraíso dos turistas e dos praticantes de esportes no mar, de também ter uma natureza exuberante e ser habitat do Peixe-Boi-Marinho (link abaixo), o município litorâneo piauiense de Cajueiro da Praia (distante 68,6 km de Parnaíba) nos reserva um fenômeno digno de nota, pois é lá que também habita o maior cajueiro do mundo, chamado de Cajueiro Rei.

O município faz parte da rota turística da Rota das Emoções.
Praia da Barrinha, um dos cartões postais de Cajueiro da Praia.

Dada à sua importância para o município, inclusive dando nome à cidade, o Cajueiro Rei é protegido por uma lei municipal (Lei nº 292 de 13 de maio de 2013), é uma árvore datada de aproximadamente 200 anos e tem a impressionante medida de 8.810 m2 de área (a partir de GPS), sendo considerado o maior cajueiro do mundo.

Nascido de uma única semente, que se espalhou ao longo da praia, o cajueiro vem de uma clonagem multiplicada galho a galho, esparramando cópias genéticas idênticas do tronco original, é uma propagação vegetativa chamada de alporquia de solo. A multiplicação por alporquia de solo, naturalmente acontece quando os galhos tocam ao chão, são reconhecidos pela terra úmida e ganham raízes próprias.

Em visita no dia 14 de outubro de 2022, observei que o local está passando por uma reforma da infraestrutura de recepção ao turista, com a construção de quiosques e de um mirante para observação.

Uma visita ecológica ao peixe-boi-marinho no litoral do Piauí