O poço Violeto e a abundância de água que jorra no Vale do Rio Gurguéia – Piauí

Em abril deste ano de 2025, tive a oportunidade de conhecer o Poço Violeto, um poço artesiano que fica na cidade de Alvorada do Gurguéia, sul do Piauí. Na ocasião, eu estava acompanhando a Expedição Rota do Homem Americano – ROTHAM.

No local existe um balneário com duas fontes que há mais de 50 anos jorram água sem parar. Foto: F Gerson Meneses
O local fica há cerca de 500 metros da margem da BR 135, em Alvorada do Gurguéia. Infografia: F Gerson Meneses
O local atrai turistas e curiosos que passam pela BR 135.

A história dos poços artesianos jorrantes do Piauí, começou ainda na década de 1970, quando a CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, fez as duas primeiras perfurações, a partir de então, cerca de 300 outros poços foram perfurados no Vela do Rio Gurguéia (1).

Dadas às suas características, o Poço Violeto é um dos maiores do mundo (2). Foto: F Gerson Meneses
A força da pressão da água. Foto: F Gerson Meneses

O Vale do Rio Gurguéia, é considerado como uma Zona Estratégica de Produção de água subterrânea no Piauí, isto ocorre devido ao alto potencial dos aquíferos Cabeças e Serra Grande, que apresentam níveis rasos, água de excelente qualidade e vazões muito elevadas (3).

Infográfico que mostra a área correspondente ao Vale do Rio Gurguéia e o local aproximado do Poço Violeto, no município de Alvorada do Gurguéia, no sul do Piauí (1). Infografia: F Gerson Meneses
A pressão da água já foi mais forte, no início há 50 anos. Na época, os principais poços jorravam água a cerca de 70 metros de altura. Hoje em dia, fica em torno de 25 metros de altura. Isto mostra que a pressão está diminuindo ao longo do tempo (1). Foto: F Gerson Meneses

Por enquanto, somente 10% da água que jorra dos poços, são aproveitadas na agricultura e irrigação, justamente em uma região seriamente ameaçada pela desertificação (1).

Um correto aproveitamento desta abundância de água, poderia promover desenvolvimento e justiça social, mudando de forma positiva toda a perspectiva de vida da população da região do Vale do Gurguéia (3).

Enquanto não ocorre uma ação objetiva por parte das autoridades, o que transparece para a população é um total desperdício deste bem tão precioso que é a água.

Fontes consultadas:

1 – GLOBO REPÓRTER, Água que jorra de mais de 300 poços no PI é desperdiçada. Link: https://globoplay.globo.com/v/10637804/?s=0s. Acesso em: agosto de 2025.
2 – NAIME, R., Aquífero da Gurguéia. Link: https://amda.org.br/opiniao/2462-aquifero-da-gurgueia/. Acesso em: agosto de 2025.
3 – CARNEIRO FEITOSA, F. A., CARNEIRO FEITOSA, E., & ALVES DEMETRIO, J. G. (2012). VALE DO GURGUÉIA – UMA ZONA ESTRATÉGICA DE PRODUÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA. Águas Subterrâneas. Link: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27713. Acesso em: agosto de 2025.