Piracuruca perde uma de suas maiores educadoras, faleceu a Tia Amunda

Faleceu nesse último 17 de dezembro aos 82 anos, vítima de infarto, a Sra. Raimunda Rodrigues, conhecida pelos seus alunos e boa parte da comunidade como Tia Amunda. Tia Amunda foi a primeira professora de muitos piracuruquenses e em pelo menos 4 décadas alfabetizou várias gerações em sua escolinha particular, por último a escola funcionava, até por volta de meados da década de 1990, na rua Walter Spindola, nº 638, no centro de Piracuruca.

Em 2002, fizemos uma entrevista com ela para uma matéria sobre educação da Revista Ateneu, em frente à sua escolinha e ela nos relatou:

“Não é menosprezando o ensino de hoje, mas eu acho o ensino anterior mais seguro. Embora os alunos achassem que o professor mandava demais, queria ser dono; a gente conseguia mais do que hoje…as vezes, eu ensinava até a falar. Tinha gente que ia para minha escolinha e não sabia nem o que dizia.”

Turma de alunos, na década de 60, da professora Raimunda Rodrigues. As escolas da época primavam pela rigidez na disciplina (Fonte: Revista Ateneu nº 1)

Nessa entrevista, Tia Amunda destacou as inúmeras demonstrações de respeito e carinho de seus ex-alunos. Eu fui um desses alunos e aqui exponho a minha gratidão em nome de todos da minha geração.