Para comemorar 25 anos no ar, o Portal Piracuruca passa também a se chamar Portal Piauiando (www.piauiando.com), uma alusão ao que muito temos feito nos últimos anos, que é “andar” e desvendar o Piauí.
No ano de 1999, entrou no ar o Portal Piracuruca, um site que a princípio era destinado a divulgar fatos históricos, fotos, atrativos culturais, turísticos e informações gerais da cidade de Piracuruca-Piauí. Daí em diante, a plataforma foi aumentando a sua área de abrangência e trazendo uma grande quantidade de conteúdos sobre as mais diversas paragens do Piauí. Passou então a consolidar a sua missão, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
As mudanças de layout do Portal Piracuruca ao longo de 25 anos.
Hoje, a plataforma se tornou um dos maiores bancos de dados sobre o Piauí, uma verdadeira enciclopédia digital, com milhares de itens devidamente ordenados nos menus: biblioteca digital, pássaros regionais, dicionário piauiês, sítios arqueológicos, memorial do transporte, origem dos sobrenomes, galeria de fotos e videoteca. Além de artigos distribuídos em 26 categorias. Todo esse material está aqui disponível para consultas de forma gratuita.
Sem ser ligado a grupos políticos, o Portal mantém-se independente, continua sendo administrado e mantido com recursos próprios, pelo Professor Dr. Francisco Gerson Amorim de Meneses, que também é produtor de conteúdo.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.