Silvestre

O italiano Silvestri ou Silvestre é classificado como sendo um patronímico, entende-se por patronímico (do grego patronymykós), relativo a (ou que indica), o nome dos pais. Vem de “Patronymykós”, composto de “Pater”, pai + “onima”, nome (Nome do pai).
Patronímicos são apelidos que consistem numa derivação do prénome paterno, ou seja, o ou apelido derivado do prénome do pai ou de algum antepassado. E grande a generalização do uso do patronímico como nome de família ().
O nome próprio Silvestri/Silvestre tem sua origem no latim Silvestris este vem de silva, selva local este que os antigos cultuavam como sendo a morada dos deuses e centro de forças misteriosas e transcendentais, o nome geralmente era atribuído ao filho para que este tivesse a proteção dos deuses, porem algumas vezes apenas atribuíam-lhe este nome a alguém por este ter “nascido na selva”.
Tornou-se um através da expressão “Filius Quondam Silvestri” ou seja “Filho do Sr. Silvestri”, termo que foi acrescentado ao primeiro nome de um dos descendentes deste Sr. e que posteriormente, sendo reduzido apenas a Silvestri passou a identificar todos os seus demais descendentes dando forma assim a este ramo familiar.
Encontraram-se vestígios do inicio do uso deste nome próprio como familiar na Itália e na Escócia, na Itália os primeiros registros aparecem na cidade de Ferrara e na Escócia na cidade de Essex tendo posteriormente se espalhado pelo restante da Europa, porém nada indica que uma família tenha algo em comum em relação a outra.
Em pesquisas realizadas constatou-se que a forma Silvestri é mais comum na Itália, sendo a forma Silvestre mais comum no restante da Europa.

http://orbita.starmedia.com/~joao_paulo_sylvestre/ (texto)

(Acesso em 2005)


Mais Sobrenomes