A aventura começou no último dia 8 de fevereiro, quando cerca de 30 trilheiros percorreram todo o litoral da cidade de Cajueiro da Praia.
O grupo Trilhas PHB foi criado em agosto de 2023, desde então, tem promovido várias trilhas pelas cidades do litoral do Piauí e disponibilizado vários roteiros para os seus quase 300 participantes.
Em tempo 1: logo abaixo desse texto tem os links para matérias de dois dos roteiros já trilhados pelos membros do grupo: “Um trekking pela Ilha dos Poldros no Delta do Parnaíba com o grupo Trilhas PHB” e “Aventura, natureza e belas paisagens na travessia dos Lençóis Piauienses“.
Bom, dessa vez o desafio do grupo é mais ousado, pretende-se percorrer os cerca de 66 km do litoral do Piauí. O “Desafio Litoral do Piauí” começou no 8 de fevereiro de 2025, onde foram percorridos cerca de 12 km de praia no município de Cajueiro da Praia, no trecho entre Cajueiro Rei <-> Barra Grande.
As demais etapas serão no município de Luis Correia, onde terão 2 etapas: Macapá <-> Coqueiro e Coqueiro <-> Atalaia. Em seguida, já no município de Parnaíba, será feita a etapa Canto do Vieira <-> Pedra do Sal e por último, a etapa Pedra do Sal <-> Pontal, já no município de Ilha Grande do Piauí.
Infografia que mostra o litoral do Piauí e o percentual de praia de cada um dos 4 municípios. São ao todo 66 km de litoral do Piauí, em meio aos estados do Ceará e Maranhão.
Ao longo do percurso, poderão ser observadas todas as belezas e particularidades do menor e mais belo litoral do Brasil, com grande parte de suas praias, fauna e flora ainda preservadas. A seguir, alguns registros do primeiro trecho percorrido no dia 8 de fevereiro de 2025.
Registro no “Cajueiro Rei”, ponto de partida do primeiro trecho da travessia.Registro no “Cajueiro Rei”, ponto de partida do primeiro trecho da travessia.
Em tempo 2: logo abaixo desse texto tem o link para a matéria “O Cajueiro Rei do município de Cajueiro da Praia – Piauí, considerado o maior cajueiro do mundo“.
Mar à vista: início do “Desafio Litoral do Piauí”Passagem pela praia Ponta do Socó, ainda no começo do desafio.Começo, maré secando.Vista da sede do município de Cajueiro da Praia, a partir da beira-mar.Praia urbana de Cajueiro da Praia.Passagem pela praia urbana de Cajueiro da Praia.Ao fundo, a área urbana de Cajueiro da Praia.Barco ancorado à beira-mar.Túmulo à beira-mar, saindo da área urbana de Cajueiro da Praia.Cavalos à beira-mar. Foto: Deyciane AlmeidaRevoada de aves migratórias.Trilheiros e praticantes de kitsurf, ambos interagiram durante boa parte do percurso.O mar estava bom para cachorro.Rusticidade à beira-mar.Ilha de duas árvores.Ao sabor das ondas.Caminhantes à beira-mar.Barco à espera da maré.O ballet das pipas.Menino que voa.Saindo da Barrinha, passagem pela foz do Lago da Santana.Já anoitecendo, chegada em Barra Grande.
Os demais trechos supracitados deverão ser conquistados durante o 1º semestre de 2025.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.