Um trekking pela Ilha dos Poldros no Delta do Parnaíba com o grupo Trilhas PHB

O grupo Trilhas PHB foi criado em 28 de agosto de 2023, a iniciativa foi de Jonas Guimarães Júnior e F Gerson Meneses, dois professores e também amantes dos esportes na natureza e de aventuras. O objetivo do grupo é reunir amantes da natureza para fazer trekking, sempre respeitando o meio ambiente e promovendo a prática de um uso sustentável dos recursos naturais, históricos e culturais.

Atualmente o grupo conta com mais de 170 membros, alguns bem atuantes. Desde a sua criação já promoveu mais de uma dezena de trilhas pelo litoral do Piauí, entre dunas, alagados, mangues, áreas históricas, entorno de rios, lagoas e praias. As trilhas são contemplativas e os percursos variam entre 6 e 10 km por trilha.

Trekkings em locais como Morro do Gemedor (Pedra do Sal), Entorno do Aeroporto (passando pela histórica Estação Ferroviária de Floriópolis), Cantagalo (margem do Rio Igaraçu), Entorno da Lagoa do Portilho, Testa Branca (local de origem do povoamento de Parnaíba) e Lagoa da Prata. São alguns exemplos dos roteiros.
“Sou atleta de corridas na natureza e meus treinos durante o período da pandemia tinham que ser em locais isolados, daí então que eu descobri estas rotas que estou colocando agora para o pessoal do grupo”. Diz Jonas Guimarães.

Bom, neste 25 de fevereiro de 2024 ocorreu mais uma trilha e a rota foi no município de Araioses – Maranhão, cidade vizinha ao litoral do Piauí e que faz parte do Delta do Parnaíba, o cenário da trilha foi a Ilha dos Poldros.

Em destaque a marcação da rota percorrida pelos trilheiros do Trilhas PHB. A Ilha dos Poldros está bem próxima à Ilha das Canárias. A Ilha das Canárias foi o ponto de apoio da trilha, na pousada Paraíso das Canárias. 
O vai e vem dos nativos do Delta.
Aqui os dois guias da trilha, Pedro Gaspar e o jovem Riquelme. Riquelme faz parte de um projeto social no qual Pedro Gaspar é um dos colaboradores. O pacote do passeio está incluso o translado de barco a partir do Porto dos Tatus – Ilha Grande do Piauí, os guias e ainda um farto lanche no final do percurso, na pousada Paraíso das Canárias. O pacote é fechado com a Delta Experience 86 99450-0754.

Em tempo: de acordo com Pedro Gaspar: “o projeto social Vidas ao Vento visa mudar a realidade das crianças da Ilha das Canárias, para que se tornem adultos melhores, tudo a partir da promoção de atividades como a prática de esportes, entre eles o surf e principalmente o kitesurf. A partir das aulas de surf e kitesurf vieram outras atividades, como aulas de inglês, redação e educação ambiental.” Para conhecer melhor o projeto acesse: @vidas.ao.vento (instagram).

Na embarcação, a caminho do início da trilha na Ilha dos Poldros.
Ilha das Canárias, ponto de apoio da trilha, onde fica a pousada Paraíso das Canárias.
O guia Pedro Gaspar passando as instruções.

A trilha foi de pouco menos de 7 km, passando por florestas nativas do Delta do Parnaíba, regiões alagadas, dunas, beira mar, além de um cenário de cinema ocasionado pelo avanço das dunas sobre o mangue. Na trilha, também foi possível ver alguns elementos da rica fauna do Delta do Parnaíba, como: macacos-prego, aves nativas e migratórias. Vejamos alguns registros:

=> CAMINHOS, PAISAGENS E RETRATOS:

 

=> CEMITÉRIO DE MANGUE

 

=> ANIMAIS SILVESTRES

Um dos componentes que participou da trilha foi o francês Alain Bouley, um apaixonado pelo litoral do Piauí. Segundo ele: “a trilha é lindíssima, é o melhor lugar que vi no Brasil…aqui sinto um momento feliz e de serenidade.”

Francês Alain Bouley
Valeu a pena, até a próxima!