Anos 1960. O ritmo Jovem Guarda se dissemina pelo Brasil. Bandas compostas por jovens cabeludos e irreverentes toma conta da música brasileira. No Piauí não podia ser diferente. Uma das bandas ou conjuntos, como se chamava na época era Os Brasinhas, que embalou e continua embalando gerações.
EMBALANDO A GERAÇÃO 1960: FORMAÇÃO DE OS BRASINHAS. REPRODUÇÃO.
Tertúlias no Clube dos Diários, no centro de Teresina e na sede náutica no bairro Jockey Clube marcaram a juventude da época de ouro. Músicas de Roberto e Erasmo Carlos; The Fevers; Renato & Seus Blue Caps; Ed Wilson; Os Incríveis, etc. Romantismo e embalo agregados…Jovem Guarda e Rock and Roll…
OS BRASINHAS AGITANDO A JUVENTUDE NO CLUBE DOS DIÁRIOS. REPRODUÇÃO.
Criado em 1966, Os Brasinhas foi fundado por Sidney Almeida e na época áurea chegou a se apresentar com Renato & Seus Blue Caps e posteriormente com The Originals. No início da carreira, os músicos tocavam na Praça Rio Branco, em Teresina, e também em festas beneficentes. Aos poucos, a musicalidade da banda ganhou expressão e a mesma passou a ser referência em grande parte do Brasil.
OS BRASINHAS E SEUS PARAMENTOS DA ÉPOCA. REPRODUÇÃO.
Segundo o maestro Rocha Sousa compunha o conjunto, em sua primeira formação, os músicos: Ernesto (bateria), Chico (guitarra solo), Paulo Vasconcelos (guitarra base), Sidney (vocal) e Getúlio (baixo). Alguns meses depois, Os Brasinhas ganha a valiosa participação do guitarrista Assis Davis, um dos melhores músicos piauienses no que se refere à época da Jovem Guarda. Com a chegada de Assis, alguns meses depois, saem do conjunto Chico Vasconcelos e Ernesto, indo para a bateria o vocalista Sidney. Com esta formação Os Brasinhas conquistou, em pouquíssimo tempo, o público teresinense e de algumas cidades do interior por onde passava.
O PÚBLICO LOTAVA AS EXIBIÇÕES DOS JOVENS MÚSICOS PIAUIENSES. REPRODUÇÃO.
Mesmo com a mudança da maioria dos integrantes a Banda, após um longo período de inatividade, a banda voltou a realizar festas por todo o Piauí, para deleite dos mais velhos e admiração das novas gerações.
OS BRASINHAS NOS DIAS ATUAIS. FONTE: http://www.portalodia.com/media/uploads/filebrowser/salada838.jpg
Fontes:
http://www.meionorte.com/amarante/iate-clube-os-brasinhas-e-os-grandes-ritmos-dos-anos-60-127145.html
http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/2009/09/musica-do-piaui-anos-60-por-geraldo.html