Projeto visa revitalizar a tradição de Banda de Música em Piracuruca

O texto e imagens a seguir foram enviados pelo maestro Luiz Adriano, componente da Banda de Música da Polícia Militar do Piauí e um dos articuladores da revitalização da Banda de Música de Piracuruca.

A cidade de Piracuruca é muito rica em história, patrimônio arquitetônico e tradição culturais, que têm sido objeto de estudos, pesquisas e publicações. Porém uma importante tradição cultural da cidade, com registros de mais de 150 anos de existência e passagem por muitas gerações, que é prática de atividades musicais da Banda de Música, quase não possui estudos ou publicações sobre seus integrantes, sobre o seu fazer musical e sua importância histórica e sociocultural para a cidade.

Pensando em manter viva essa importante tradição da cidade, em 2020 foi iniciado por parte de alguns integrantes um movimento de resgate histórico da Banda de Música e de seus integrantes, que possuem uma importante contribuição para a história e a cultura de Piracuruca. Buscando deixar vivo na memória dos piracuruquenses o legado de várias gerações de músicos e das importantes atuações da banda na cidade.

A Banda de Música de Piracuruca vem desenvolvendo ao longo de toda sua existência, um importante trabalho cultural de muita proximidade com a população da cidade, desde os seus primeiros registros históricos, quando já acompanhava a população em momentos festivos e comemorações pelas ruas piracuruquenses, passando por diversas comemorações em eventos e festividades cívicas, esportivas, culturais e religiosas, até os dias atuais quando mesmo em meio a um momento com muitas restrições de festividades por conta da pandemia causada pela COVID 19, realiza homenagem aos profissionais de saúde indo até as unidades do município e mantendo sua proximidade com a população em todos os momentos.

Um trabalho desenvolvido por muitas as gerações de músico que já passaram por diversas formações diferentes da banda e que em sua grande maioria sempre atuaram por amor às atividades musicais desenvolvidas na cidade e merecem ter além do registro histórico de suas atividades o reconhecimento por toda a contribuição dada à cidade, que servirá também como forma de inspirar as gerações vindouras na continuidade dessa tradição musical.

O momento atual com esse projeto é um grande desafio para a Banda de Música e seus integrantes, pois entrelaça a continuidade das atividades musicais da banda na cidade, diante de todas as dificuldades do momento, a uma enorme pesquisa histórica, que requer cuidados éticos e a busca de meios de divulgação para toda a população sobre tudo o que tem sido produzido pela banda, mas que os integrantes atuais da banda vêm encarando tudo isso com muito esmero e dedicação.

Nesse trabalho de memoriar diferentes gerações de banda e inúmeros integrantes que por ela passaram está sendo produzido um breve documentário, chamado Banda de Música de Piracuruca, uma tradição de gerações, que busca deixar um registro audiovisual de parte dessa história e será exibido em um concerto que a banda está preparando em homenagem a seus integrantes em todas as épocas chamado Encontro de Gerações.

O documentário Banda de Música de Piracuruca, uma tradição de gerações, trará o registro das várias formações da banda, com seus diferentes nomes e gerações de músicos, com seus destaques musicais e mestres que as conduziam, assim como os apoiadores e financiadores que viabilizaram durante várias épocas a continuidade da tradição da banda, trazendo depoimentos de pessoas de diversas épocas que vivenciaram essa realidade e que fazem parte desse legado histórico.

O concerto Encontro de Gerações vem sendo preparado ao longo dos últimos 6 meses e a banda apresentará um repertório com sucessos nacionais, internacionais e com músicas locais, de várias épocas e gêneros diferentes, mostrando sua versatilidade e capacidade de aliar o tradicional ao moderno. E além do harmonioso som instrumental da banda, o concerto também contará com participações especiais de cantores e instrumentistas que darão um toque de sofisticação e contemporaneidade ao concerto, que ocorrerá dia 03 de julho de 2021, às 19h, no auditório municipal de Piracuruca, Lurdinha Brandão.

Mesmo diante das diversas gerações existentes, a essência da tradição de ser a Banda de Música de Piracuruca, que leva música e cultura a toda a população da cidade, se mantém ao longo de toda sua história. E é pensando nisso que seus atuais integrantes buscam o reconhecimento, a manutenção e a continuidade dessa tradição piracuruquense que é a Banda de Música.

Banda de Música de Piracuruca, um patrimônio cultural piracuruquense!

Galeria de Fotos

Imagens com registros da Banda de Música de Piracuruca na primeira metade do século XX
– Fonte: Thiago Alves
Banda de Música do Ginásio Municipal – 1970
– Fonte: Francisco Avelino (Chico da Mariquinha)
Banda de Música com voluntários – década de 80
– Fonte: Arquivo pessoal Zé Gomes

 

Banda de Música com apoio do Sesi – 1987
– Fonte: Josué Araújo
Banda de Música em localidade no interior de Piracuruca – 2004
– Fonte: Rodrigo Almeida
Banda de Música em evento esportivo 2007
– Fonte: Rodrigo Almeida
Banda de Música nos festejos de Nossa Senhora do Carmo – 2017
– Fonte: Arquivo pessoal Luiz Adriano Cerqueira
Banda de Música em homenagem a profissionais de saúde em Piracuruca – 2021 – Fonte: Josué Araújo
Fonte: Notícia Ao Vivo – Rhennan Carvalho