Rebalandê, esse é o título do CD lançado pelo jornalista e letrista piracuruquense Francisco Magalhães. Nesta obra, que teve uma parceria com o músico, arranjador e compositor Osnir Veríssimo, é apresentada uma mistura de estilos “É uma parceria fina, afinizando sensibilidades, dando um toque a mais na cena musical piauiense”. Paulo Couto completa:
“De um lado. Osnir Veríssimo músico, compositor e arranjador, com uma longa estrada musical percorrida, transitando por gêneros e estilos tão variados que vão da marchinha de carnaval à canção, xote, reggae, pop e samba.
Do outro lado, Francisco Magalhães jornalista e letrista que topou o desafio de compor para estilos tão diferentes, cantados nas belas vozes de nossos melhores intérpretes: Soraya Castelo Branco, Luiza Miranda, José Quaresma, Nena Queiroga, Solange Leal, Alexandre Júnior, Zequinha Coelho, Dalmir Filho e Vieira Neto (Kiko). O trabalho se completa com o auxílio luxuoso dos músicos que participaram desse Rebalandê, que é pura alegria do encontro.”
As 10 canções compostas por Osnir & Magalhães, com os seus intérpretes são:
– Canto para Caymmi
Intérprete: Soraya Castello Branco
– Maria do Carmo
Intérprete: José Quaresma
– Tramela
Intérprete: José Quaresma
– Penélope
Intérprete: Nena Queiroga
– Fardo
Intérprete: Solange Leal
– Floreira
Intérprete: Alexandre Júnior (Nakinha)
– Rebalandê
Intérprete: Zequinha Coelho
– Ciranda para Clodo, Clésio e Climério
Intérprete: Solange Leal
– Cine Rex, Sessão das Dez
Intérprete: Dalmir Filho
– Sambeiro
Intérprete: Vieira Neto (Kiko)
Em breve o CD estará à venda na loja Toccata Discos, em Teresina-PI.
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutor em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre, incluindo a fotogrametria. Ganhador do Prêmio Luiz de Castro Farias (versão 2024), promovido pelo IPHAN, como melhor
Artigo Científico sobre a Preservação do Patrimônio Arqueológico brasileiro. Escritor, poeta, fotógrafo da natureza, colaborador do impresso "Piauí Poético" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes no Piauí.