O magnífico monólito da localidade São João do Adelino em Piracuruca-Piauí-Brasil. Seria usado como uma espécie de totem?

O monólito da localidade São João do Adelino em Piracuruca-Piauí-Brasil.
Obs: Arte rupestre realçada e vetorizada digitalmente a partir de sobreposição.

A localidade São João do Adelino está localizada a pouco mais de 8 km do centro da cidade de Piracuruca-PI, próximo à margem esquerda do Rio Piracuruca. Nesta localidade, somadas às imediações próximas, existem pelo menos três Sítios Arqueológicos com Pinturas Rupestres. Além do próprio Sítio Arqueológico do São João do Adelino, ocorrem também o Sítio Arqueológico do Saco do Monte Belo e o Sítio Arqueológico Boca do Saco. Todos com pinturas rupestres e, portanto, bem próximos uns dos outros.

Geolocalização dos Sítios: São João do Adelino, Boca do Sado e Saco do Monte Belo.

A arte, pintura ou registro rupestre é encontrada em todo o mundo, é composta por um amplo conjunto de imagens produzidas pelo homem primitivo, desenhada sobre suportes rochosos abrigados (cavernas e grutas) ou ao ar livre (paredões e lajedos) (1). Suas datações são de milhares de anos, de acordo ainda com (1):

Suas datações são feitas de forma indireta, correlacionando-se os painéis pintados e as camadas de ocupação, através da identificação, no solo, de materiais como ocres, placas pintadas, pingos de tintas e fogueiras. Sedimentos e carvões que recobrem os painéis também podem ser datados por meio do método do Carbono 14 (C14) ou Termoluminescência (TL). Outra forma de datação da arte rupestre é por analogia estilística entre sítios diferentes em que a cronologia e a caracterização da arte de um deles já foram largamente estabelecidas.

Os três sítios supracitados apresentam alguns sinais de desgaste das Pinturas, principalmente devido ao descascamento do arenito. Nestes locais, predominam as tradições Agreste e Geométrica.

Algumas pinturas dos três Sítios Arqueológicos: São João do Adelino (esquerda), Boca do Saco (centro) e Saco do Monte Belo (direita).

Logo abaixo deste texto, tem os links para as demais pinturas destes três sítios, que estão cadastrados no Projeto Artes do Bitorocaia. Assim como, links para os vídeos do Canal checkinaventura.

No Sítio Arqueológico da localidade São João do Adelino, um local em específico chamou a minha atenção, um monólito (monumento formado de uma única pedra), com mais de 3 metros de altura, apresentando um formato que lembra ligeiramente uma grande ampulheta, em que na sua superfície média, do lado nascente, apresenta um painel com intrigantes pictogramas de cor avermelhada.

Monólito da localidade São João do Adelino, em Piracuruca-PI. Foto: Índio Apache.

Tal monumento arqueológico, remete a uma espécie de totem natural e primitivo, lembra um local de orientação, no qual os símbolos rupestres representam caminhos na vertical, com alguns traços em zigue-zague que levam a lugares demonstrados a partir de retângulos concêntricos. Em uma pintura mais acima, um outro desenho retangular com uma espécie de grade em seu interior, de área maior que os demais, é conhecido pelos moradores locais como “a televisão”.

Detalhes dos desenhos pintados no monólito da localidade São João do Adelino em Piracuruca – Piauí. Obs: na figura de baixo, fiz uma sobreposição digital dos pigmentos.

Tais símbolos representados nessa rocha são característicos da tradição geométrica “há casos em que ocorre a apresentação de figuras geométricas associadas (os denominados grafismos puros), como linhas em zigue-zague e sinuosa ou desenhos labirínticos (2).

De acordo com (3): Os grafismos geométricos são considerados como formas universais por estarem presentes em sítios do mundo todo, são caracterizados como um tipo de manifestação gráfica que representam elementos de comunicação entre grupos que sabiam o seu significado. Porém, são formas que não se consegue associar diretamente a uma imagem que representa figuras “reais”. São, na verdade, abstrações do mundo real ou simbólico dos homens pretéritos que nos escapa a significação.

Uma nota triste, é que percebe-se que este monumento arqueológico já perdeu boa parte de suas pinturas, e se não houver uma intervenção para evitar um desgaste maior do arenito, essas pinturas tendem a ficar cada vez mais fracas e descaracterizadas nos próximos anos.

Links para o Projeto Artes do Bitorocaia:

São João do Adelino

Boca do Saco

Saco do Monte Belo

Links para os Vídeos do Canal checkinaventura:

Link para matéria sobre o Sítio Boca do Saco:

O nosso “Painel de las Manos”, com seus 25 registros de mãos, no Sítio Arqueológico Boca do Saco – Piracuruca-PI


Fontes consultadas:

01 – VIANA, Verônica, et. al. Arte Rupestre. Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/VERBETE%20ARTE%20RUPESTRE%20-%20pronto%20pdf.pdf. Acesso em agosto de 2021.

02 – COSTA, Carlos A, S. Representações rupestres no Piemonte da Chapada Diamantina (Bahia, Brasil). Dissertação de doutoramento em História, especialidade Arqueologia – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, 2012.

03 – SANTOS, Rimara, M. Os grafismos geométricos do complexo arqueológico Serra das Paridas, em Lençóis, Bahia: identificação dos padrões gráficos. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Arqueologia. – Universidade Federal de Sergipe, 2018.