A bela Cachoeira da Serragem, no Rio Pirangi em Buriti dos Lopes – Piauí

O Rio Pirangi é mesmo um rio diferenciado, é difícil encontrar um curso d’água tão curto e ao mesmo tempo tão cheio de belezas naturais e arqueológicas.

O Rio Pirangi nasce no município de Viçosa no Estado do Ceará. O termo “pirangi” na linguagem indígena significa “água vermelha”. Partindo da sua nascente em Viçosa do Ceará, o Pirangi entra no Piauí pelo município de Cocal, passando em seguida pelo município de Buriti dos Lopes, onde finalmente chega à sua foz no Rio Parnaíba.

Do lado piauiense, o rio percorre aproximadamente intensos 120 km, nesse percurso, marcado por belezas naturais como as cachoeiras: Pirapora, Pinga, Engenho Velho e por um dos principais sítios arqueológicos com gravuras rupestres do Piauí, o Pirangi também nos presenteia com mais uma bela queda d’água, trata-se da Cachoeira da Serragem.

Em tempo: No final desse texto tem os links para os vídeos do Canal Check’in Aventura, com as cachoeiras: Pirapora, Pinga e Engenho Velho, além de um  documentário em texto e em vídeo sobre as gravuras rupestres do Pirangi.

A cachoeira tem cerca de 25 metros de extensão.
E uma que d’água de aproximadamente 4 metros de altura.
O local proporciona um agradável banho.

A entrada para a Cachoeira da Serragem fica bem próximo à cabeceira norte da ponte do Rio Pirangi, na BR 343, perto da sede do município de Butiri dos Lopes. Da BR para a cachoeira, são cerca de 2,5 km, em estrada carroçável.

O local é área privada e as visitas são agendadas através do Instagram: @cachoeira_serragem

O rio Pirangi segue o seu curso, rumo à foz, no Rio Parnaíba.

Links para os vídeos das demais cachoeiras do Pirangi:

 

Links para documentário e vídeo sobre os petróglifos do Pirangi:

O tesouro arqueológico do Rio Pirangi em Buriti dos Lopes – Piauí