Em Parnaíba, a Avenida Padre Raimundo José Vieira margeia os velhos trilhos da estrada de ferro, se estendendo da Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo) até o aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho. Além dos automóveis, a via é bastante utilizada por ciclistas, caminhantes e corredores, que a utilizam para a prática esportiva.
Na margem da via, logo depois da pista do aeroporto, uma pitoresca capela salta aos olhos, fica bem próxima à antiga linha da estrada de ferro. Sobre ela tem uma história trágica acontecida no início da década de 1940, precisamente em 1942 quando os irmãos Francisco e Raimundo Andrade foram atropelados pelo trem.
Os dois irmãos eram surdos e jovens, em torno de 19 anos, eram retirantes cearenses que viajavam a pé seguindo pelos trilhos. Em (1) é descrita assim esse fatídico acontecimento:
Eles se deslocavam para conhecer o mar e seguiam pelos trilhos para a praia de Atalaia na antiga Amarração, hoje Luís Correia. Quando ao passar próximo ao aeroporto de Parnaíba ficaram abismados observando um avião que aterrissava naquele momento. Como era a primeira vez que viam aquela cena, ficaram encantados e não perceberam a aproximação do trem que mesmo o maquinista apitando demoradamente, eles por serem surdos, e mais o barulho do avião, nada perceberam e foram atropelados e mortos tragicamente.
A partir de então, dada às circunstâncias e gravidade da tragédia que ganhou ares de comoção, os dois irmãos passaram a ser considerados pela comunidade como “almas milagrosas”, iniciando-se cultos em devoção a eles. As imagens abaixo, mostram o interior da pequena capela, onde existem vários objetos deixados pelos fiéis.
Também em devoção aos “irmãos milagrosos”, uma outra capela foi erigida no cemitério São Sebastião no Bairro São Francisco, em Parnaíba, onde os dois irmãos foram sepultados (2).
Referências consultadas:
1 – https://www.jornaldaparnaiba.com/2017/02/capela-dos-dois-irmaos-proximo-ao.html
2 – https://causosassustadoresdopiaui.wordpress.com/2017/10/08/os-dois-irmaos/