Ressalta-se, que é possível encontrarmos artes rupestres bem semelhantes e geograficamente distantes. No entanto, algumas formas de desenhos, principalmente as não figurativas e com muitos detalhes, são mais raras de se repetirem em lugares diferentes, como por exemplo, a que abordarei neste artigo.
Mantenho desde 2018, um projeto de mapeamento da arte rupestre no Estado do Piauí – Brasil, o Projeto se chama Artes do Bitorocaia e já conta com mais de 100 sítios catalogados em 15 municípios e 2 Parques Nacionais do Piauí. São ao todo mais de 1400 imagens de arte rupestre armazenadas.
Em tempo 01: no final deste texto tem o link para uma matéria com mais detalhes sobre o Projeto Artes do Bitorocaia, assim como o link para a base do projeto.
Sou pesquisador, mas antes de tudo um amante da arte rupestre. Gosto muito de observar os símbolos, suas características, formas, tamanhos e distribuições geográficas. Principalmente quando vejo grafismos semelhantes em lugares distantes geograficamente.
Em tempo 02: escrevi uma matéria com algumas dessas observações de semelhanças entre grafismos rupestres geograficamente afastados, o link está no final desse texto.
Participo de diversos grupos em redes sociais, com tema relacionado à arte rupestre e um dia me deparei com uma imagem de um painel com pinturas rupestres que me chamou muito a atenção. A imagem foi postada pelo pesquisador espanhol Pere Ferrer Marset, no seu perfil do facebook.
Surgiu então aquela inquietação na minha cabeça: “já vi uma imagem dessa em algum lugar aqui no Piauí”! Foi então que lembrei do grandioso painel com pinturas rupestres do Arco do Covão, localizado na Serra do Morcego no município de Caxingó, norte do Estado do Piauí.
Ao detectar a semelhança, resolvi observar alguns detalhes entre as duas pinturas. Vejamos:
Analisando pinturas e contextos:
A semelhança de forma isolada, entre as duas pinturas acima, é nitidamente observada. Os elementos que as compõe e a localização dos mesmos, obedecem à mesma distribuição espacial no desenho, inclusive com a quantidade igual de 13 vetores convergindo para o centro do desenho. No entanto, os contextos parecem ser bem distintos, vejamos:
=> Pintura da índia:
Seguindo a indicação descrita no postagem de Pere Ferrer Marset, fui em busca de saber mais informações sobre o livro e consegui, através da Universitat de València – SBD – Espanha, o capítulo sobre DAULATPUR.
No capítulo sobre DAULATPUR, a partir da página 217, diz o seguinte: O conjunto de pinturas rupestres de Daulaptur está localizado a 2 km da vila de mesmo nome, no distrito de Bhopal, cidade da qual fica a 13 km pela estrada Kolar (1).
Na página 223 tem a seguinte informação sobre a pintura em questão:
A descrição acima, deixa bem claro o ponto de vista dos autores sobre a pintura, no caso, segundo eles, trata-se de uma árvore com vários galhos. Assim, os pequenos círculos nas pontas, representam os frutos dessa árvore.
=> Pintura do Brasil:
A pintura do Brasil está inserida em uma região que pesquiso há mais de 10 anos, a Serra do Morcego fica no município de Caxingó, norte do Estado do Piauí. Tem uma das maiores concentrações de arte rupestre do Nordeste do Brasil e o seu principal painel de pinturas rupestres é conhecido como Arco do Covão.
Painel com pinturas rupestres do do Arco do Covão, a partir do modelo em 3D, é possível observar a variedade de formas dos desenhos rupestres do painel.
Em tempo 03: logo abaixo deste texto tem os links para matérias em texto e em vídeo sobre a Serra do Morcego.
Conclusão: através desta percepção visual, observando o contexto e as demais figuras do entorno, tudo indica que os nossos amigos ancestrais, apesar de desenharem símbolos com características bem semelhantes, tiveram na verdade a intensão de retratar sentimentos ou ideias diferentes. Tudo não deve ter passado então de uma incrível coincidência, ou não!
Referências:
1 – Marset, P. F. et al. Arte Rupestre y vida tribal em las fuentes del Río Betwa – Centre d’Estudis Contestans – 2022 – España – ISBN: 978-84-09-42519-8.
Links citados:
Projeto Artes do Bitorocaia completa 5 anos mapeando sítios com arte rupestre no Piauí
Vídeos sobre a Serra do Morcego: