A Pedra do Letreiro de Batalha, lugar místico e importante sítio arqueológico do Piauí

Uma imponente formação rochosa se destaca no cenário urbano da cidade piauiense de Batalha, localizada no norte do estado, a cerca de 156km da capital Teresina. É a Pedra do Letreiro, um paredão rochoso em forma de painel, onde os nossos antepassados deixaram suas marcas através da arte rupestre, o monumento fica a pouco mais de 1km do centro da cidade em uma área tão ocupada que já se transformou até em ponto de referência dado à quantidade de residências do entorno.


Vista aérea da localização da Pedra do Letreiro, no Bairro Esperança II


Painel da Pedra do Letreiro

Fizemos uma visita ao local em 13 de fevereiro de 2019, ciceroneado pelos amigos Robert Fontenele e o Professor Antonio Francisco e observamos que apesar de toda essa riqueza arqueológica, a Pedra do Letreiro sofre um processo contínuo e doloroso de depredação e ocupação desordenada do seu entorno, inclusive com a extração de partes da sua estrutura. Um vídeo sobre essa visita pode ser visto no link abaixo.


Robert Fontenele, Eu e o Professor Antonio Fracisco, durante o registro da Pedra do Letreiro


Pichação sobre as pinturas

A arte rupestre existente na Pedra do Letreiro é formada por desenhos graúdos, característicos das tradições agreste e geométrica, de tão desgastados, alguns só podem ser observados com a aplicação de filtros. Nas imagens abaixo aplicamos a ferramenta de realce DsTretch.


Arte rupestre da Pedra do Letreiro, após a aplicação de filtros da ferramenta DsTretch

Durante a visita, vimos que houve uma tentativa de proteger o local com a construção de uma passarela, que já se encontra quase que totalmente destruída e descaracterizada. De acordo com (1, 2), em 2018 houve um movimento envolvendo MPPI, IPHAN e Prefeitura de Batalha, com uma audiência pública para discutir ações para proteção do Sítio Arqueológico da Pedra do Letreiro. No entanto, conforme pudemos constatar, nenhuma ação prática foi feita com esse objetivo.

A Pedra do Letreiro foi inserida no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos desde 1995, com base na Lei Federal nº 3.924, de 1961 (1, 2).

O local é cercado de mistério e misticismo, notamos a existência de elementos de culto nas proximidades como por exemplo tocos de vela e fomos informados sobre a existência da Lenda do Menino de Ouro.

“Os moradores da região estabeleceram um culto popular na pedra do letreiro quando uma senhora que mora ali por perto sonhou com um menino todo feito de ouro que botava a cabeça para fora de um buraquinho na pedra e lhe dizia que se fizesse uma quermesse no local obteria um cura completa. Assim foi feito e, desde então, ocorre um pequeno festejo no local, em um espaçoso campo arenoso ao lado da rocha. Desde então, muitos dizem já ter visto o menino e alcançado curas milagrosas, de modo que o povo da região acredita que quem conseguir ver o tal garoto será prontamente curado de qualquer doença que tenha lhe atingido (3).”

Importante Sítio Arqueológico do Piauí, a Pedra do Letreiro precisa de ações urgentes, caso contrário, dentro de pouco tempo não será mais possível a observação das pinturas.

Para ver mais imagens da Pedra do Letreiro acesse o link do Projeto Artes do Bitorocaia, abaixo:

Pedra do Letreiro de Batalha

 

Referências:
(1) http://longah.com/index.php/destaque/audiencia-publica-vai-discutir-futuro-da-famosa-pedra-do-letreiro-58687.html
(2) https://www.mppi.mp.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=6909:mp-iphan-e-prefeitura-de-batalha-se-reunem-para-proteger-o-sitio-arqueologico-pedra-do-letreiro&catid=224&Itemid=210
(3) https://causosassustadoresdopiaui.wordpress.com/2018/07/23/o-menino-de-ouro-da-pedra-do-letreiro/