O futebol de salão do Grêmio Recreativo Piracuruquense no início da década de 1980

Dando continuidade à série “Memórias do Futebol Piracuruquense”, agora falarei de Futebol de Salão e lembrarei da primeira metade dos anos 1980, quando o futebol de Piracuruca estava em um período de muita euforia. Se por um lado, no futebol de campo, a Seleção de Piracuruca empolgava, e atraia grande público para os jogos do intermunicipal no Estádio Doca Ribeiro. Do outro, no futebol de salão (na época não se falava FUTSAL), o ponto de encontro era o Grêmio Recreativo Piracuruquense.


Seleção de Piracuruca que empolgava nos intermunicipais e atraia grande público ao Estádio Doca Ribeiro.
Destaques em pé: Ademir Cerqueira (diretoria), Arimatéa, Bacabal (goleiro), Zé Kléber, Miguel Amaral, Josué (goleiro), Chico dor de dente (massagista) e Cafá. O último agachado é Zé Mombal.
Em breve, farei uma matéria sobre essa seleção.

O clube vivia momentos de plena atividade, tinha uma diretoria atuante, tanto na parte social como desportiva, promovia muitos jogos e torneios nas categorias adulto e infantil. Destaque para os desportistas: Ademir Cerqueira, Élcio Leite, Joaquim Cerqueira, entre outros. Em sua sede, próxima à Praça Irmãos Dantas, o clube contava com uma quadra poliesportiva recém-construída e atraia uma grande plateia para os jogos nas noites da Piracuruca.


Grêmio Recreativo Piracuruquense

Acervo fotográfico Casa de Cultura de Piracuruca
Colaboração: Thiago Alves.

Há de se destacar, a forte equipe do Grêmio, organizada por Joaquim Cerqueira e composta pelo goleiro Arimatéa (falecido), além de Élcio, Tairone, Glauco, Fernando, Miguel Amaral e outros. Eram grandes os embates entre as equipes do Grêmio e da AABB. Quem presenciou aqueles grandes jogos e disputas, com certeza lembra de artilheiros como Cafá e Élcio Leite, e das defesas dos goleiros Cláudio Said (AABB) e Arimatéa (Grêmio). Na época, o Grêmio Recreativo Piracuruquense recebia equipes de cidades vizinhas como: Pedro II, Piripiri e até Teresina.


Equipe formada por uma mescla de atletas da AABB de Piracuruca e outros de Piripiri. Vencedores de um dos torneios no Grêmio Recreativo Piracuruquense.
Em pé: Pedro Cardoso* e Juarez (Piracuruca), José Cláudio (Goleiro), Derica e Crisóstomo (Piripiri). Agachados: Amorim (Piracuruca), Dominguinhos*, Manoelzinho e Buré (Piripiri).
Colaboração (escalação): Paulo de Brito Pontes.
*carecem de uma confirmação


Chico Airton, que na época era membro da diretoria do Grêmio Recreativo Piracuruquense, entregando o troféu para o piripiriense Manoelzinho.


Infelizmente, depois de tempos áureos e quase 40 anos, a quadra poliesportiva do Grêmio se encontra em um estado triste, tomada pelo mato e abandonada.