Dia 22 de janeiro, A cidade de Piracuruca-PI, localizada a cerca de 196km ao norte da Capital Teresina, comemora um acontecimento importante ocorrido no adro da Igreja Matriz de N. S. do Carmo, nessa data, no ano de 1823, Leonardo das Dores Castelo Branco acompanhando de um contingente de 600 combatentes tomou a cidade e proclamou a Independência do Piauí em face de Portugal.
Esse fato está inserido dentro de um contexto histórico que culminou com a Batalha do Jenipapo em Campo Maior, ocorrida em 13 de março do mesmo ano. Um outro evento importante ocorrido em terras piracuruquense foi em 10 de março, ao passar por Piracuruca, vindos de Parnaíba, as tropas do sargento-mor português João José da Cunha Fidié encontrou um grupo de independentes às margens da Lagoa do Jacaré ocorrendo então um combate (escaramuça) que foi um prelúdio da grande batalha de Campo Maior que ocorreria 3 dias depois.
LAGOA DO JACARÉ, LOCAL ONDE HOUVE O COMBATE 3 DIAS ANTES DA GRANDE BATALHA DO JENIPAPO EM CAMPO MAIOR-PI
O Governo do Piauí decretou o 22 de janeiro uma nova data magna e cívica para perpetuar a lembrança da proclamação de Leonardo das Dores.
Segue trecho da proclamação de Leonardo das Dores:
“Que vos falta, pois, amados irmãos? Que vos impede os passos? Que vos prende a língua?
Ai! Gritai comigo:
Viva nossa santa religião!
Viva a futura Constituição Brasiliense!
Viva a D. Pedro I, Imperador Constitucional do Brasil e seu Perpétuo Defensor!
Viva a nossa santa Independência!
Vivam todos os Brasileiros honrados, briosos e intrépido!”
Quartel de Piracuruca, 22 de janeiro de 1823.
Aderiu, pois, Piracuruca, à Independência, a 22 de janeiro, antes do pronunciamento da capital, a então cidade de Oeiras-PI.