A lenda da Pedra do Letreiro do Quicé em Luis Correia – PI

O Sítio Arqueológico da Pedra do Letreiro do Quicé fica a cerca de 20 km (em linha reta) do litoral e a 230 m do leito do Rio Camurupim. É um painel com uma pintura rupestre abstrata com traços muito bem elaborados. O desenho é pintado em uma rocha do tipo quartzito granulado, típica do litoral.

Muito desgastada, essa pintura ainda resiste em virtude de estar sobre uma grande depressão na rocha. A imagem de baixo com a aplicação de filtro da ferramenta DsTrech.
Com apenas 20 km de distância do mar, esse sítio foi o mais próximo do litoral que já visitei até o momento no mapeamento para o Projeto Artes do Bitorocaia. Obs.: logo abaixo do texto tem o link para a plataforma do Projeto Artes do Bitorocaia.
A Pedra do Letreiro do Quicé vista do lado contrário ao painel com a pintura.
O Sítio Arqueológico Pedra do Letreiro do Quicé fica perto das divisas de Luis Correia com os municípios de Bom Princípio (a sudeste) e Cajueiro da Praia (a nordeste).

De acordo com o parecer técnico da Profª Drª Ana Luisa M. L. do Nascimento, do departamento de arqueologia da UFPI:

“…a pintura trata-se de um motivo não-figurativo, monocromático, predominantemente em vermelho-alaranjado, com linhas ondulares, círculos concêntricos, formando “u”, dentre outros formatos. Contém aspectos que se mostram imperceptíveis para a nossa sociedade atual, no entanto, para o grupo que o desenhou, possivelmente dizia muito e fazia parte do seu universo simbólico. O que se pode afirmar é que a localidade foi, sim, palco de longa movimentação de grupos que estavam na região antes da colonização. Pois, a escolha do tema para pintar e a fabricação do pigmento, tudo isso requer tempo de estadia no local. Para caracterizá-lo melhor, o sítio carece de uma maior investigação arqueológica e da sua relação com a comunidade, pois é preciso entender seus aspectos fisiográficos, sociais e simbólicos.”

Bem próximo à Pedra do Letreiro do Quicé, o mandacaru resiste à terra árida do sertão.

A LENDA DA PEDRA DO QUICÉ:

“Diz a lenda que no local da pintura tem uma passagem para dentro da rocha e que se alguém conseguir decifrar o seu significado, será revelado um tesouro que se encontra no interior da rocha.”


Artes do Bitorocaia

Luis Correia – Piauí é muito mais do que praia, tem pinturas rupestres e uma zona rural exuberante, repleta de belezas naturais