A lenda dos corpos secos do Exú em Batalha-PI

O município de Batalha, fica no norte do Piauí, cerca de 156 km da capital Teresina, em uma região repleta de belezas naturais e lendas, aqui falaremos sobre a lenda dos Corpos Secos do Exú, fiz uma visita à localidade Olho D’água do Exú, ainda na área urbana da cidade e colhi relatos de moradores dos arredores a respeito da lenda.

A lenda diz que ali nas proximidades do olho d’água habitava uma família que possuía muitas posses, inclusive ouro e pedras preciosas. Eram pessoas de grande exaltação e perversidade com os muitos servos que possuíam.

De acordo com o relato da Sra. Luzia Maria Lopes, residente nas proximidades do Olho D’água, os dois filhos do casal viviam em conflito com os pais e maltratavam muitos os seus servos. Em um certo dia, a família saiu de casa em uma carruagem, nesse momento, houve uma chuva torrencial e todos foram tragados pelas águas do olho d’água e afogados vieram a óbito.


Em destaque a Sra. Luzia Maria Lopes, moradora próxima ao Olho D’água do Exú.

Quando as águas cessaram, os corpos foram encontrados e enterrados, no entanto a terra não os aceitou e os lançou para a superfície. A partir de então ficaram chamados de corpos secos. Esses corpos assombrovam a população que passava pela ladeira do Exú, aparecendo sempre no entardecer e amanhecer.

A lenda diz ainda que, nos seus corpos eram vistos muitos adornos feitos de ouro puro, inclusive nos dentes. Os corpos secos do Exú, receberam portanto um castigo divino, por serem em vida muito exaltados e perversos.