O Rio Pirangi é mesmo um rio diferenciado, é difícil encontrar um curso d’água tão curto e ao mesmo tempo tão cheio de belezas naturais e arqueológicas.
Do lado piauiense, o rio percorre aproximadamente intensos 120 km, nesse percurso, marcado por belezas naturais como as cachoeiras: Pirapora, Pinga, Engenho Velho e por um dos principais sítios arqueológicos com gravuras rupestres do Piauí, o Pirangi também nos presenteia com mais uma bela queda d’água, trata-se da Cachoeira da Serragem.
Em tempo: No final desse texto tem os links para os vídeos do Canal Check’in Aventura, com as cachoeiras: Pirapora, Pinga e Engenho Velho, além de um documentário em texto e em vídeo sobre as gravuras rupestres do Pirangi.
A entrada para a Cachoeira da Serragem fica bem próximo à cabeceira norte da ponte do Rio Pirangi, na BR 343, perto da sede do município de Butiri dos Lopes. Da BR para a cachoeira, são cerca de 2,5 km, em estrada carroçável.
O local é área privada e as visitas são agendadas através do Instagram: @cachoeira_serragem
Links para os vídeos das demais cachoeiras do Pirangi:
Links para documentário e vídeo sobre os petróglifos do Pirangi:
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.