Sr. Raimundo Luiz de Carvalho, o guardião do patrimônio ferroviário de Bom Princípio do Piauí

Em 18 de julho de 2023, depois de 10 anos eu voltei ao município de Bom Princípio do Piauí, estava de passagem para visitar também outros locais, como a Estação de Trem de Frecheiras e o Sítio Arqueológico Pedras de Torres ambos em Cocal e por último ir até a cidade de Cocal dos Alves-PI para visitar outro Sítio Arqueológico na localidade Barreiro. Trafeguei pelo recém inaugurado asfalto da estrada que liga Bom Princípio à PI 301, já perto da cidade de Cocal-PI.

Bom Princípio do Piauí, norte do estado do Piauí, tem hoje uma população de 5.636 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE 2022.

Placa próxima à Estação Ferroviária de Bom Princípio, indicando o trecho asfaltado que liga à PI 301. É uma ótima rodovia, com passagem por muitas comunidades como: Córrego, Boa Vista, Frecheiras, Olho D’água, etc. Foto: F Gerson Meneses.

Em 2013, a primeira vez que fui a Bom Princípio, fiz um mapeamento dos Sítios Arqueológicos existentes no município, foram catalogados 6 sítios com pinturas rupestres. Esse trabalho rendeu dois artigos científicos publicados nas revistas: Arqueologia Pública da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Tecnologia e Ambiente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O link para a matéria Geolocalização de Sítios Arqueológicos no Município de Bom Princípio do Piauí está disponível no final desse texto.

Bom, voltando para 2023, dessa vez a minha passagem por Bom Princípio teve como objetivo visitar a Estação Ferroviária da Cidade que é datada de 1922, assim como, colher alguma informação sobre o legado que a ferrovia deixou na cidade. Foi então que fui encaminhado para conhecer o Sr. Raimundo Luiz de Carvalho, um aposentado da Estrada de Ferro, muito entusiasmado por tudo que envolve a história do município e da linha de ferro. Na verdade são histórias que se entrelaçam, como pude perceber na conversa com o Sr. Raimundo, ele que é um profundo conhecedor de tudo que envolve o município de Bom Princípio do Piauí.

Na centenária Estação Ferroviária de Bom Princípio do Piauí, datada de 1922.
Durante a conversa com o Sr. Raimundo Luiz de Carvalho.

Sr. Raimundo e sua família me receberam muito bem na sua casa, muito educado, inteligente e distinto, me explicou em detalhes os caminhos dos trilhos que passaram por Bom Princípio, dos quais ele foi um dos principais personagens. Logo na sala da sua casa, fui apresentado ao seu acervo fotográfico, entre as fotografias, vários registros, demostrando a sua paixão pela Estrada de Ferro.

Retratos, partes do acervo fotográfico do Sr. Raimundo Luiz de Carvalho.

O Sr. Raimundo nasceu em Bom Princípio no dia 01 de abril de 1940 (foi registrado no dia 10), em Bom Princípio constituiu família e ainda permanece. É bisneto de Zacarias Teotônio de Azevedo, um cearense que fugiu da seca em 1888 “seca dos três oitos” e junto com mais dois irmãos (João e Francisco) fincaram raízes do lado piauiense da Serra da Ibiapaba. Zacarias foi o grande precursor do que hoje é a sede do município de Bom Princípio, já os seus dois irmãos, se fixaram e fundaram outras localidades próximas.

De acordo com o Sr. Raimundo, no casarão construído por seu bisavô Zacarias, era onde eram feitos os batizados e casamentos dos moradores da região, na localidade ainda não havia capela. Foi no casarão também que ficaram hospedados os engenheiros e demais trabalhadores da Estrada de Ferro, quando construíram a Estação no início dos anos de 1920. Infelizmente o casarão não existe mais. “A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi idealizada pelo primeiro agente que trabalhou na Estação do Trem, muito devoto, ele convidou a população e assim construíram a Igreja.” Diz Sr. Raimundo.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, datada de 1936. Bem próxima à Praça Zacaria Azevedo (bisavô do Sr. Raimundo Luiz de Carvalho). Fotos: F Gerson Meneses.
Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada próxima à Estação Ferroviária. Foto: F Gerson Meneses.

Criado ouvindo o apito do trem chegando e partindo de Bom Princípio, Sr. Raimundo lembra com saudade dos tempos áureos que remetem ao pleno funcionamento da Estrada de Ferro, diz ele: “…trabalhei por 30 anos na Estrada de Ferro, comecei em 1962 como conservador de linha e depois fui ser chefe de turma, meu pai Pedro Mariano de Carvalho também era conservador de linha. Também tinham meus irmãos, tios e primos que trabalhavam na Estrada de Ferro, sou de uma família de ferroviários”.

Todo esse envolvimento com a Ferrovia, fez do Sr. Raimundo um apaixonado pela Estrada de Ferro, diz ele: “o trem fazia parte do cotidiano da cidade, quando ia chegando de longe já apitava e as pessoas já se aproximavam para vender alguma coisa…aqui na Estação parecia uma feira, tinha de tudo para vender…daqui, além dos passageiros, saia todo tipo de material para Parnaíba, pedra, lenha, areia, animais, etc. Era muito movimento.

Troller exposto no pátio da Estação Ferroviária. Era usado pelos ferroviários na conservação da linha. Foto: F Gerson Meneses.

Logo após a desativação da linha, o prédio da Estação Ferroviária estava abandonado, na época Sr. Raimundo já tinha se aposentado da Estrada de Ferro e trabalhava na Prefeitura, vendo o prédio se acabar, ele convenceu os agentes públicos a reformarem a estação. Diz ele “a estação é um monumento histórico, nós temos que conservar aquela estação”. Na época ele foi a Teresina, conversou com os engenheiros da Estrada de Ferro e assim o município adquiriu o direito de seção do prédio, passando a utilizá-lo como sede de órgãos do poder municipal como: a Câmara Municipal, Depósito de Merenda e atualmente sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Placa em homenagem à Estrada de Ferro Central do Piauí, fica no pátio da Estação, nela consta o nome do Sr. Raimundo Luiz de Carvalho. Foto: F Gerson Meneses.
Vistas do prédio da Estação Ferroviária, em uso atualmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Fotos: F Gerson Meneses.

Logo após a nossa conversa, Sr. Raimundo fez questão de ir até a velha Estação, colocou o capacete de ferroviário e com orgulho me mostrou as dependências do prédio, lembrando com saudosismo dos tempos em que a linha estava em atividade.

Sr. Raimundo e a Estação Ferroviária de Bom Princípio do Piauí. Ele diz: “o fim da Estrada de Ferro representou muito pois ela desenvolveu muito o Piauí, os comerciantes da cidade sofreram as consequências, pois os ferroviários ganhavam bem, se forneciam e ajudavam na economia de Bom Princípio, o movimento que tinha e não tem mais, o transporte de passageiros…quase ninguém acredita, mas o trem ia até na beira da praia deixar o pessoal para o banho…tudo acabou uma pena”. Fotos: F Gerson Meneses.
Na parede da Estação, um retrato do Sr. Raimundo e no fundo uma lembrança da última passagem da locomotiva pela Estação Ferroviária de Bom Princípio do Piauí.

Por fim, é fácil observar o quanto a Estrada de Ferro foi importante para o hoje município de Bom Princípio do Piauí, o trem foi o grande responsável pelo surgimento da cidade, que com certeza estaria bem mais desenvolvida se a linha não tivesse sido desativada.

Cada vez que ouço depoimentos como esse do Sr. Raimundo, percebo o quanto os nossos políticos foram inconsequentes e incompetentes ao deixaram um patrimônio como esse, uma Estrada de Ferro que estava em pleno funcionamento, ser abandonada, um absurdo que não se justifica.

Geolocalização de Sítios Arqueológicos no Município de Bom Princípio do Piauí