O aclamado músico piracuruquense Valdivino de Castro Pereira, que chegou a ser considerado o melhor flautista de música erudita do Brasil

Valdivino de Castro Pereira, nasceu em Piracuruca no dia 1 de junho de 1936, era filho de Antonio Pereira Barroso e Adalgisa Ana da Silveira (1).

Valdivino de Castro Pereira.

De acordo com (2):

Com certeza, ele foi um homem incomum, mesmo sendo filho de uma família humilde, conseguiu alcançar seu maior sonho, tornar-se um excelente e aclamado músico.
Aos 18 anos Valdivino deixou sua terra natal e partiu rumo a Maranhão, Pernambuco e, por fim, São Paulo. Fabricante de seu próprio instrumento, o pífano, ele só conseguiu comprar sua primeira flauta com 21 anos de idade.
Após preparar-se em teoria musical, Valdivino obteve o 1º lugar entre candidatos que pleiteavam três bolsas de estudo oferecidas pelo Conservatório Dramático Musical de São Paulo.
Em 1965, formou-se professor de música e do curso superior de flauta. Foi um dos idealizadores e fundadores do Teatro Lírico Paulistano e era, também, professor do Conservatório Musical de Guarulhos.
Participou de programas de TV em todos os canais de São Paulo, como solista de flauta. Recebeu diversas homenagens de vários jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi honrado com muitos prêmios e títulos como o de menção honrosa do Clube de Pinheiros, medalha de ouro e prata do Lions Clube de São Bernardo e de Guarulhos e, ainda, o troféu “Índio de Ouro” da TV Tupi, como o melhor flautista de música erudita do Brasil.

Em (3), é complementado que:

Em 1970, ingressou na Banda de Música da Força Aérea Brasileira, como solista de flauta. Neste mesmo ano, conseguiu o primeiro lugar no concurso feito pelo Maestro Eleazar de Carvalho, para formar a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sendo o único brasileiro a integrar o grupo de flautistas, da orquestra.
Valdivino iria, em 1974, aperfeiçoar-se musicalmente na Europa, através da bolsa de estudos que conquistou ao ingressar na Sinfônica de São Paulo. Mas, infelizmente, essa viagem nunca aconteceu, pois em 1973 ele morreu tragicamente em um acidente de carro em Guarulhos.

Valdivino de Castro Pereira, dar nome a uma Escola Estadual na Avenida Tiradentes, 4148. Vila Florida, na Cidade de Guarulhos – SP.

Escola Estadual Valdivino de Castro Pereira.

Fonte consultadas:
1 – https://www.familysearch.org/
2 – http://valdivinocultural.blogspot.com/2014/
3 – http://edf.br.tripod.com/valdivino.htm (acesso em 2014)