Sítio localizado na localidade Tabuleiros dos Gomes, próximo à margem do Rio Jacareí. Trata-se de um belo arco de pedra com um abrigo sobre rocha e um painel com muitas pinturas rupestres, também ocorrem várias outras pinturas isoladas espalhadas pelo entorno.
O painel de pinturas de 3,6m comporta carimbos de mãos com preenchimento elaborado, em espiral, soliformes e metades de quadrados concêntricos, figuras muito comuns na Tradição Agreste. Todas as figuras foram realizadas em vermelho (Carta Cepro 2001).
Visita em 16 de novembro de 2019.
Localização:
Imagens:
Abrigo sobre rocha com pinturas rupestres
Abrigo sobre rocha da Pedra do Arco
Abrigo sobre rocha da com pinturas rupestres
Painel com pinturas rupestres
Painel com pinturas rupestres
Painel com pinturas rupestres
Pintura rupestre com caractere alfabético
Pintura rupestre de objeto geométrico
Destaque para pintura de zoomorfo (lagarto)
Mais Sítios Arqueológicos
F Gerson Meneses
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
É graduado em Ciência da Computação – UESPI, com especializações em Análise de Sistemas – UESPI e em Banco de Dados – CEFET, mestre em ciência da computação – UFF e doutorando em biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.