As pinturas rupestres de “pontinhos” das Sete Cidades, são frutos de experiências alucinatórias ou mensagens codificadas?

Dentro da área do Parque Nacional de Sete Cidades ocorrem dezenas de sítios arqueológicos com pinturas rupestres, sete deles somente na área aberta para visitação.

Entre tantos, aqui destaco um sítio chamado de “Sítio dos Pontinhos”. O nome por si só, já demonstra a característica principal das pinturas, principalmente quando observamos um grande painel rupestre que entendemos ser o principal desse Sítio.

Grande painel com pinturas rupestres que apresenta conjuntos de pontinhos que se destacam pela simetria de sua organização topológica.

Desenhos rupestres que apresentam pontinhos são bastante comuns, não só no Parque Nacional de Sete Cidades e região, mas também em todo o mundo. De forma que, onde tem sítios com pinturas ou gravuras rupestres, normalmente se encontram figuras com pontinhos repetidos.

Listei abaixo alguns outros sítios que contém pinturas com pontinhos, somente na região norte do Piauí.

Pontinhos no Sítio dos Espinhos, zona rural de Piracuruca-PI.
Pontinhos no Sítio do Pontal da Serra Negra, Parque Nacional de Sete Cidades-PI.
Pontinhos em gravuras na margem do Rio Pirangi, Buriti dos Lopes-PI.

ESPERIÊNCIAS ALUCINATÓRIAS?

Um ponto de vista sobre as significações das pinturas rupestres, comumente repetidas em locais diferentes, como é o caso dos pontinhos, é apresentada em (1). Onde é mostrado que um estudo assinado por pesquisadores do Japão e do México, sugeriu que os nossos antepassados desenhavam nas pedras justamente o que viam em alucinações.

Os cientistas compararam os padrões geométricos mais recorrentes na arte rupestre a alucinações que tendem a emergir quando o cérebro é submetido ao efeito de drogas, concluindo que:

Isso vem a explicar a repetição de certas formas abstratas em pinturas de povos pré-históricos de diferentes continentes. Experiências alucinatórias podem justificar o valor ritualístico que o homem pré-histórico atribuía aos desenhos e quando esses padrões visuais são vistos durante estados alterados de consciência, eles são diretamente percebidos como altamente carregados de significância.

Os pesquisadores sugerem investigar se os mecanismos biológicos que estão por trás da produção desses fenômenos visuais podem ser submetidos a uma análise em termos de Instabilidades de Turing e reconhecem que a neurofenomenologia poderiam oferecer as melhores respostas para o valor atribuído pelos homens das cavernas à arte que produziam.

Em tempo:

As instabilidades de Turing são padrões observados durante reações químicas e descritos pioneiramente pelo matemático Alan Turing. Nesse caso, plantas com propriedades psicoativas teriam propiciado a “visualização” de padrões que imitam a composição estrutural do cérebro humano.

A Neurofenomenologia é uma linha de pesquisa que visa abordar o difícil problema da consciência de forma pragmática. Combina neurociência com fenomenologia, a fim de estudar a experiência, a mente e a consciência, com ênfase na condição incorporada da mente humana.

MENSAGENS CODIFICADAS?

No caso específico do “Sítio dos Pontinhos” das Sete Cidades, observei algo no mínimo curioso, que são os pontinhos cuidadosamente dispostos em colunas com fileiras verticais de três repetições (três pontos).

Detalhe do painel rupestre do Sítio dos Pontinhos, com suas colunas de três repetições de pontos.

Chama a atenção a organização topológica com que os pontinhos estão dispostos no desenho, e também a simetria entre as colunas, algo realmente incomum que eu nunca tinha observado em nenhum outro sítio que apresenta desenhos com pontinhos, parecendo até mensagens com códigos muito bem elaborados.

Um nota triste sobre esse sítio, é o grande desgaste que os paredões de arenito vem sofrendo com o tempo, causando o descolamento de placas de arenito com pinturas.

Detalhes onde claramente se observa o descascamento das placas de arenito, danificando seriamente as pinturas.

Sejam motivadas por efeito de alucinógenos ou mensagens com códigos muito bem elaborados, o fato é que essas pinturas, apresentam algo de incomum e se destacam pela forma como os pontinhos estão cuidadosamente dispostos no desenho.

Mais pinturas do “Sítio dos Pontinhos” pode ser visto no link abaixo, do Projeto Artes do Bitorocaia.

Sítio dos Pontinhos

Referência citada:

1 – https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2013/07/pintores-rupestres-desenhavam-sob-efeito-de-alucinogenos-diz-estudo-4203270.html