Um livro que traz uma galeria com 100 fotografias feitas ao longo de várias andanças pelo Piauí, esta foi a proposta do Livro “Piauiando – 100 retratos do Piauí” de autoria do Professor F Gerson Meneses.
Piauiando é uma alusão à frase: “Andando pelo Piauí”
Em tempo 1: a ideia do livro surgiu a partir da exposição fotográfica Piauiando, com 40 painéis, que circulou por escolas e instituições dos municípios de Pedro II, Piracuruca e Parnaíba, alcançando até agora mais de 2000 assinaturas de visitantes.
Além de escolas de Piracuruca e Pedro II, a exposição também foi apresentada no IFPI Parnaíba, UFDPar e Museu do Mar em Parnaíba.
Em tempo 2: Gerson Meneses realiza expedições pelo Piauí desde 1999, com o intuito de registrar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí, além de abastecer a base do Projeto Artes do Bitorocaia, que é um mapeamento de sítios arqueológicos com arte rupestre existentes em território piauiense. O produto destas viagens são vídeos e artigos ilustrados com várias fotografias, disponíveis a partir da url: www.piauiando.com.
Capas de algumas das matérias de expedições em vários lugares do Piauí, de Cajueiro da Praia (litoral) até Corrente (no extremo sul).
O critério de escolha das 100 fotografias que compõe o livro foi, em primeiro lugar, a distribuição geográfica, “a ideia foi contemplar alguns dos lugares visitados, com pelo menos uma fotografia”, diz Gerson Meneses. As fotografias do livro estão segmentadas em 8 áreas: Animais, Cachoeiras, Casario, Igrejas, Natureza, Paisagens, Passarinhar e Pré-história.
A expectativa do autor é lançar futuramente outras galerias, onde outros lugares serão contemplados.
Para esta Galeria 1, o lançamento ocorreu em dois momentos:
=> Dia 07 de agosto, no auditório Benjamim Santos, no Museu do Mar – Porto das Barcas em Parnaíba – Piauí.
O autor falou da sua trajetória na produção de conteúdo sobre o Piauí. Algumas personalidades do meio cultural que prestigiaram o lançamento. Da esquerda: Adriano Vasconcelos, Érica Barros, Cláucio Ciarlini, Zé de Maria, Edna Santos, José Luiz de Carvalho e Pádua Marques.Durante o evento de lançamento do livro, a exposição fotográfica ocorreu no Parque das Ruínas.Momento dos autógrafos.
=> Dia 14 de agosto, durante a Feira Literária da Barra Grande – Cajueiro da Praia – Piauí.
A Feira Literária da Barra Grande ocorreu entre os dias 14 a 16 de agosto de 2025.Aqui ladeado pelos escritores, José Luiz de Carvalho, Cláucio Ciarlini, Vicente Potência e Pádua Marques.Momento da roda de conversas.Autografando um dos exemplares.
Os livros podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda:
Livros à venda.
Em Teresina: Central de Artesanato Mestre Dezinho” – Praça Pedro II – centro de Teresina, na loja da CAMEDE (Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho). Livraria Entrelivros – Zona Leste Livraria Universitária – Shopping Rio Poti
Em Parnaíba: Banca do Louro – Praça da Graça
Em Piracuruca: Real Variedades
Para outras cidades: entrar em contato pelo whatsapp: (86) 99986-3355
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutor em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre, incluindo a fotogrametria. Ganhador do Prêmio Luiz de Castro Farias (versão 2024), promovido pelo IPHAN, como melhor
Artigo Científico sobre a Preservação do Patrimônio Arqueológico brasileiro. Escritor, poeta, fotógrafo da natureza, colaborador do impresso "Piauí Poético" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes no Piauí.