Um imponente casarão, de arquitetura singular, é facilmente notado por quem passa pela rua Walter Spíndola em Piracuruca, o imóvel, que na verdade são duas casas geminadas de números 559 e 569, ficam exatamente com frente à rua Teófilo Brito.
É uma construção antiga, cujos primeiros registros de moradores remetem ainda à década de 1950, com destaque respectivamente para: Waldemar Meneses, Durval Meneses e Maria de Lourdes Trindade, que habitaram a casa 559; já na casa 569, destaques para: Messias Fontenele, Sousa Primo e finalmente Augusto Morais. Estes moradores (todos os citados já falecidos) com suas famílias se revezaram como ocupantes das duas casas nos últimos 70 anos.
Durante todo esse tempo, o imóvel guardou memórias, transpôs gerações, presenciou o cotidiano e suas mudanças, viu o nascer e o falecer de muitos moradores da rua Walter Spíndola. Se apresenta, portanto, como o maior símbolo desta rua, mas que infelizmente parece necessitar de cuidados urgentes por estar bastante deteriorado.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.